EDITAL 001/2019 PROCESSO SELETIVO PREFEITURA DE URBANO SANTOS-MA

             Senhores gestores, coordenadores, professores e comunidade escolar:

 

           

 

         A Secretaria Municipal de Educação com o compromisso de divulgar as ações propostas nesse ano letivo, apresenta a versão do Calendário Escolar 2018, com as atividades curriculares da Rede Municipal de Ensino, bem como todas as informações a respeito de dias letivos, formação para professores, datas comemorativas, planejamento e acompanhamento.

           Compreendemos que durante o processo tudo será mais fácil e tem sido viável na construção de nosso trabalho pelo comprometimento de nossos alunos, de nossos gestores escolares e coordenadores pedagógicos, nossa equipe técnica da SEMED, comprometimento de nossa Prefeita Iracema Vale e dos familiares de nossos alunos que confiam a nós essa grande responsabilidade. Agradecemos ao apoio e confiança de cada um (a) que nos ajuda a elevar o nível de qualidade da escola pública.

          Obrigada!

NILMA DA SILVA SODRÉ

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

  

FRANCINETE BORGES DE SOUSA SANTOS 

SECRETÁRIA ADJUNTA DE APOIO AO SISTEMA EDUCACIONAL

 

VAGNÉIA DA MATA MONTELES 

SECRETÁRIA ADJUNTA DE ENSINO

FRANCENILDES DE SOUSA SIMÕES

SECRETÁRIA ADJUNTA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO

      Desde que começamos nessa gestão, ou seja, em 2013 quando assumimos o governo temos mantido o desejo de “reinventar” (não sei se caberia essa definição) indicada e convidada pela Prefeita Iracema Vale, a quem agradeço, fomos aos poucos juntando esforços para divulgar nossos trabalhos, retratando constantemente a importância do professor (a) da sala de aula com quem contamos decisivamente para que avanços estruturais e qualitativos aconteçam nos modelos de ensino, dentro de qualquer sistema! Estamos hoje, encerrando nosso primeiro ano, desse segundo mandato, reconheço e agradeço a Deus em todas as ocasiões, agradeço a minha família meu maior e melhor suporte, agradeço a Prefeita Iracema Vale e ao seu esposo Hérlon Costa e todos os demais colegas de função que corroboram no desenvolvimento e modelo de município que desejamos para nossos munícipes! Ciente de que o trabalho não seria exitoso se não fossem as parcerias, as mãos talentosas de nossa equipe, por isso , materializo minha gratidão à Francinete Borges, à Vagneia Monteles, à Francenildes Simões profissionais competentes e comprometidas com o avanço desejado para a realização de sonhos, através da educação.

       Lembro de que quando assumimos e pensamos no modelo de gestão concomitante com o Projeto Político pensado pela Prefeita, tratamos de revitalizar e reformar os espaços físicos, tomamos em conjunto importantes decisões para que em nosso Plano de Ação estivessem contemplados os anseios dos educadores com vistas a transformá-los em benefícios para nossos alunos, sim é para eles e por eles que pretendemos transformar todos os nossos discursos em instrumentos reais de transformação social , porque não se  trata apenas de espaço físico; certa disso, já me adianto de que mantivemos nossa Formação Continuada para os Profissionais da Educação, como parte de nosso planejamento, promovemos os nove Encontros previstos para Coordenadores e Gestores Escolares, com temas variados e outros da parceria com a escola Digna do Estado do Maranhão, realizamos em Parcerias com a Secretaria de Esportes, os Jogos Escolares do Município, estivemos presentes nas palestras de Prevenção e Sensibilidade ao Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, participamos com sugestões e boas propostas do Plano Plurianual entregamos os kits escolares nas escolas da Sede e da Zona Rural, participamos com as nossas culturas e resgates folclóricos do mais bonito São João realizado pela Secretaria de Cultura, tivemos representações esportivas na edição do JEMS no município de Humberto de Campos, realizamos nosso desfile cívico em Setembro com os alunos da rede municipal e convidados, tivemos momentos de formação com os vigias das escolas, colocamos em prática as palestras com as merendeiras, avançamos nas quantidades de escolas com Caixas Escolares reativados, encerramos nosso primeiro semestre letivo em primeiro de Julho, com um Sarau Literário histórico e de grande significância para quem o fez e para os expectadores; decisivamente, sobre isso, tivemos contribuições grandiosas para que nossa execução fosse exitosa.

       Como não sentir orgulho e poder frisar “nós fazemos parte dessa história”?! Citaria mais alguma coisa, outros enormes marcos devem está registrados, com o propósito de avançar nas qualidades de espaço, tivemos a chance de entregar a Escola Construída no bairro Liberdade, adequamos e ampliamos espaços físicos na UEB Professora Andrelina e UEB Chagas Araújo aqui na sede; reformamos e ampliamos a UEB José Bonifácio no Povoado Lagoinha, e UEB Nossa Senhora da Paz Povoado Capão; nós temos ações importantes nesse processo e isso em sua grande maioria depende do comprometimento e seriedade de nossa gestora Iracema Vale. E não há como não falar de nossas participações na proposta indicada através do Projeto Balaiada cujo sentimento e objetivos são os resgates culturais e históricos de um povo, das lutas, das conquistas e das inúmeras possibilidades de turismo, beleza natural e potencial artístico presentes em nossa Urbano Santos: nossa cidade tem história ... vislumbramos alcançar altos níveis, criamos a perspectiva  de crescer em números nossa economia, envolvemos alunos, professores e toda comunidade nesse resgate, nessa empreitada, todas as escolas tratavam da mesma temática, nosso Fórum Municipal de Leitura em sua V Edição, trouxe essa diversidade, há controvérsias, mas são tão pequenas que nem temos levado em consideração. Enfrentamos dificuldades, algumas devido às legislações, mas prosseguimos com o otimismo de que números expressivos compõem nossa “biografia” nessa passagem; trouxemos nossas crianças do Povoado Lagoinha para cantar e emocionar com seu lindo Coral, os encerramentos dos projetos Balaiada nas escolas foram de uma eficiência incomparável, iniciativas pontuais foram realizadas por nossos colegas coordenadores e gestores, há registros? Tenho dito! Implantamos o mecanismo da descentralização, a política da oportunidade, da anunciada participação na Proposta Curricular, abrimos diferentes portas, talvez eu tenha esquecido de mais algumas coisas! E para encerrar nosso ano letivo, nossa bonita participação com o empenho de gestores, coordenadores, professores de toda comunidade escolar, estamos em nossa edição do Natal de Luz, Secretaria de Cultura, de Comunicação e nossas mãos presentes! Obrigada Senhor!

      A sensação se solidifica quando vestimos com orgulho a camisa e encerramos conscientes de que os esforços são para que haja mais avanços, divulguemos nossos resultados e documentos; aumentemos nossa produtividade! Sejamos esperançosos de que somos os responsáveis por grandes transformações! Vivamos esse momento promissor com o olhar nas boas previsões de futuro! Por último, com a mesma importância minha gratidão aos vereadores de nosso município,ao Conselho de Gestão aos companheiros do dia a dia, que entendem do “fazer educação”: Agliberto, Laura, Laurilene, Joelia, Lucivania, Bia, Luis Dutra, Allinson, Kaio Sousa, Gracineth., Jordania, Nonny, Nonato, Mirian, Monica, Vilcileide. Aqui trago uns recortes, sei do quanto minhas colegas Professora Vagneia, Professora Francinete e Professora Francenildes com igual sensibilidade tem contribuído para que nossos pares incorporem a ideia de que estamos a serviço para fazer mais e melhor por nossa cidade, para construção de uma boa história. Penso que cumprimos os deveres! Um Natal abençoado para todos, vida próspera em 2018, 2019, 2020...

 

Professora Nilma da Silva Sodre

Secretaria Municipal de Educação

Urbano Santos/MA, dezembro de 2017

      As escolas da Educação Infantil: Jardim de Infância São Francisco de Assis, Jardim de Infância Luzia Santana Neves, Jardim de Infância Drª Dulcineia e Jardim de Infância Alice Maria realizaram no último dia 06.12.2017 às 19:00 no Centro Social Peneirão a formatura - Doutores do ABC com a temática Pintando o 7. Uma solenidade repleta de surpresas com homenagens, agradecimentos, entrega dos diplomas e muitas outras atrações.

       O evento contou com as presenças da Vice-Prefeita Darcy Almeida, da Secretária de Educação professora Nilma Sodré, das Adjuntas: Francinete Borges, Francenildes Simões, Vagneia Monteles, Coordenadora da Educação Infantil professora Nonir Barros, Secretária de Finanças Senhora Adersifrance Melo, Vereadora professora Aldaliice Santos, presidente do SINPROESEMMA professor Jurandi, Conselheiro de Gestão professor Raimundo e demais convidados que foi iniciado com a entrada de cada escola , entre os formandos e padrinhos, depois uma singela surpresa através de uma homenagem feita a todos os convidados da mesa, com a representação dos filhos das pessoas homenageadas, gesto muito bonito e gratificante, ouvimos a bela participação da formanda em voz com a professora Sulamita, o momento de fé presidido por duas crianças, o juramento, o brinde; tudo foi motivo de alegria e gratidão.

    Na oportunidade a Vice-prefeita justificou a ausência da prefeita Iracema Vale que por motivos maiores não foi possível participar da festa, mas deixou seu agradecimento a todos os profissionais que fazem a educação de Urbano Santos, lembrando que os operacionais, os vigias, todos tem sua contribuição  entende que tem sido cada vez melhor, reconheceu a dedicação das gestoras, disse de sua alegria de poder contar com essa grande equipe, fez referência aos demais eventos promovidos por essa Secretaria, ao tempo em que parabenizou e agradeceu a Professora Nilma porque tem sido firme nas realizações e avanços na qualidade de nosso ensino.

    Na ocasião, a professora Nilma Sodré, Secretária Municipal de Educação sentiu-se honrada com a homenagem, agradeceu a Deus por participar de mais uma momento tão grandioso, fez justo reconhecimento ao trabalho da Prefeita Iracema Vale, agradecendo a confiança depositada, o cuidado, a grandiosa contribuição, agradeceu a toda equipe de trabalho em nome das Adjuntas de Educação que se faziam presentes, agradeceu a Coordenação da Educação Infantil em nome da professora Nonny Barros, mas registrou, agradeceu e parabenizou cada gestora nominalmente, entende que temos colhido bons frutos, que há todas as formas de contribuição para que nosso planejamento consiga ter êxito, agradeceu aos pais, encerrou desejando a todos bênçãos e graças de Deus!

Publicado em 10.12.2017

    O Coral Infantil da UEB José Bonifácio, composto por 28 crianças, entre 6 e 11 anos,  do povoado Lagoinha foi organizado e ensaiado  há três meses, se apresentou pela primeira vez e emocionou todo público presente com seu repertório, na oportunidade da reinauguração daquela Unidade de Ensino em que a Prefeita Iracema Vale esteve na comunidade, acompanhada de vereadores e da Secretária de Educação Professora Nilma Sodré  para entregar a nova escola. Depois disso, em combinado com os professores daquela Unidade de Ensino e sob os cuidados do Coordenador Janildo Lima e da diretora Cleonice, pedimos que permanecessem com os ensaios, incentivando através do canto, novas leituras para que eles não perdessem o entusiasmo e tivessem ainda maior interesse com os demais colegas de 1º ao 5º ano. Reconhecendo a dedicação daquela equipe, a alegria no rosto de cada criança , a Prefeita Municipal Iracema Vale convidou-os para que se apresentassem na inauguração    do Fórum Eleitoral Pe. José Antônio de Magalhães Monteiro em Urbano Santos-MA,  realizado pelo  Tribunal Regional     Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), no último dia 05.12, pela manhã.

     Aceito o  convite feito por sua Excelência, as crianças fizeram uma belíssima apresentação, cantando de primeira a canção “Jesus Cristo,” tão logo iniciaram percebeu-se a emoção tocando cada um dos presentes,; na sequencia entoaram lindamente o Hino “Deixa eu te usar”  e por último, uma oração final de gratidão “ Um lugarzinho”; ao término de cada participação todas as autoridades presentes foram tomados de uma grandiosa emoção, a exemplo da prefeita, da juíza eleitoral Cíntia Facundo e o presidente do TRE/MA, Desembargador Raimundo José Barros de Sousa, os juízes e Desembargadores que o acompanhavam naquele momento, pais presentes, professores, diretores, coordenadores , Prefeito de Belágua Herlon Costa, os vereadores e após todas as falas de gratidão e reconhecimento pelo belo trabalho, sentimo-nos honrados com a finalização do Desembargador Raimundo Barros que garantiu que entre todas as inaugurações, aquela teria sido a melhor e com maior significado, fora isso,  disse que foi uma das melhores apresentações que já viu. 

     Nossos agradecimentos a Prefeita Iracema Vale que oportunizou esse momento para essas crianças, manifestamos orgulhosamente parabéns aos pais, às crianças, aos professores e demais colegas, parabéns à Prefeita que desde o início de sua gestão vem  valorizando a comunidade da zona rural para que melhorem ainda mais suas autoestimas; estamos certos que esse momento ficará durante muito tempo na memória daquelas crianças que começam suas vidas escolares agora.  Agradecemos de igual modo a Secretária de Educação professora Nilma Sodré e as Adjuntas, Francinete Borges, Vagneia Monteles e Francenildes Simões e  todos os funcionários da escola UEB José Bonifácio, a gestora Cleonice Dias, o coordenador Janildo Lima, os professores, os pais e principalmente os alunos que são merecedores dos nossos aplausos. Quem coloca seu melhor olhar pode repetir conosco “O Senhor tem feito grandes coisas por nós” , agradeçamos!

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 08.12.2017

      A Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 30 e 31 de outubro de 2017, no Centro Social “Peneirão”  o V Fórum Municipal de Leitura que já faz parte do calendário escolar de nosso município,  esse ano estamos na quinta edição,  com o Tema “Diversidade em ação: somando culturas resgatando histórias” numa perspectiva de reconhecer as culturas existentes em nosso município bem como em se tratando que estamos paralelo a isso,  trabalhando  "Urbano Santos no caminho da Balaiada " resgatar algumas particularidades relacionadas a Revolta dos Balaios no Maranhão e quais resquício deixaram em nosso município.  O objetivo principal é estimular e promover a leitura através das pesquisas,  ampliando conhecimento nas diferentes áreas.

     Na abertura do evento, noite do dia 30 de outubro, estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação professora Nilma Sodré, as Secretárias Adjuntas professora Francenildes Simões, professora Vagneia Monteles, professora Francinete Borges, os Conselheiros professor José Raimundo Correia que representou a Prefeita em exercício Senhora Darcy Almeida, professor Clemilton Barros, os Vereadores Gavião, Romiro Marques, Secretário de Cultura Wilson Souza, professor Iran Avelar o presidente do Sindicato dos Professores Jurandi Pedrosa, equipe do governo e demais convidados.

       As atividades culturais para essa noite ficaram por conta da “Voz e Violão” com a cantora Larissa Mesquita e a coreografia Balaiada: expressando a liberdade do Colégio Dr. Magno Bacelar. O V Fórum contou com uma palestra que foi proferida pelo Professor sociólogo Iran Avelar, com a temática: Balaios, Vaqueiros, e Mucambos: diversidade social e um movimento. Um tema que foi bem explanado sobre a Revolta dos Balaios no Maranhão.

      As demais atividades foram apresentadas durante todo o dia 31 com a presença de alunos, professores,  gestores,  coordenadores  das escolas da sede e da zona rural, momento de troca de experiências e de compartilhar projetos que foram exitosos nas diferentes escolas. A Secretaria de Educação tem reunido esforços com a equipe de gestores e coordenadores para que  todas as ações previstas no calendário escolar sejam mantidas a fim de que os alunos não sejam prejudicados nos anos seguintes.

     Em seu discurso a Secretaria agradeceu a Prefeita Iracema Vale, reconheceu seu grandioso trabalho e preocupação com a classe de Professores. Para encerrar os trabalhos, a professora Nilma agradeceu a todos, parabenizou cada um pelos esforços e falou da satisfação com cada um dos que por ali passaram seja para apresentar trabalhos, seja para prestigiar.
 

Publicado em 02.11.2017

CONFORME O EDITAL Nº 002/2017, QUE TRATA DO CONCURSO INTERNO PARA UNIFICAÇÃO DE MATRÍCULAS DOS PROFESSORES INTEGRANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SEGUE OS NOMES DOS PROFESSORES QUE DERAM ENTRADA NO PROCESSO:

01 - AGNALDO DE SOUSA ARAUJO

02 - ALDALICE DE SOUSA SANTOS E SANTOS

03 - JOANA COSTA LISBOA

04 - MARIA DE JESUS DUTRA DA SILVA

05 - ROSA CRISTIANE ALVES MONTELES

06 - VALDELINA DOS SANTOS

EDITAL Nº 002/2017 – SEMED

SELEÇÃO POR CONCURSO INTERNO PARA UNIFICAÇÃO DE MATRÍCULAS DOS PROFESSORES INTEGRANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE URBANO SANTOS

      A Prefeitura de Urbano Santos através da Secretaria de Educação inaugurou dia 08 de setembro no período da manhã duas escolas reformadas e ampliadas nos Povoados Capão e Lagoinha. A prefeita Iracema Vale tem mantido o ritmo de sua gestão no sentido de melhorar cada vez mais o seu governo.

     Estiveram presentes a prefeita Iracema Vale, a Secretária Municipal de Educação professora Nilma Sodré, as adjuntas Francinete Borges e Francenildes Simões, lideranças dos Povoados, representantes do legislativo e demais secretários do governo.

    A prefeita em sua fala reafirmou que pretende manter os compromissos com a comunidade; sentiu-se bastante feliz com a calorosa recepção preparada pelas crianças, e garantiu que continuará trabalhando para que todos os benefícios cheguem a todos os moradores de nosso município.

   Aproveitou o momento para agradecer a confiança depositada em nosso governo, e na oportunidade fez a entrega dos kits escolares para as crianças e pais ali presentes.

Publicado em  09.09.2017

      A Secretaria Municipal de Educação do município de Urbano Santos, através das escolas da rede municipal realizaram a semana do folclore, atividade contemplada no Calendário Escolar, cuja, culminância ocorreu dia 26 de agosto, na maior parte das escolas da sede e zona rural nas modalidades educação infantil e ensino fundamental.

      Nessa atividade, coordenadores gestores e professores, além de resgatar a riqueza e diversidade da cultura maranhense, promoveram leitura de contos, de lendas, de trava-línguas, apresentações artísticas e teatrais, resgatando os cordéis maranhenses, transmitindo crenças e diferentes valores aos pais e alunos participantes do projeto. O momento foi marcado pelo incentivo à leitura, à contação de histórias e brincadeiras; às danças; às comidas típicas e a descoberta de talentos individuais de nossos alunos.

    Participando do encerramento em algumas escolas, a Secretária da Educação, professora Nilma da Silva Sodré se manifestou  agradecendo, porque essa intenção preserva e enriquece a cultura popular de uma região, inclusive de nossa cidade, aproveitou para agradecer a Prefeita Iracema Vale, pela conservação da nossa cultura, agradeceu aos professores, e todos os colaboradores da educação deste município.

Publicado em  28.08.2017

 

         A Secretaria de Saúde e de Educação de Urbano Santos firma compromisso representadas pelos(as) seus Secretários(as) de Saúde e Educação, para pactuar e formalizar as responsabilidades e metas inerentes à execução do Programa Saúde na Escola, objetivando o desenvolvimento das ações de promoção e atenção à saúde e de prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares da Educação Básica da Rede Pública de Ensino.

Ações e metas pactuadas. O presente instrumento firma as seguintes ações e metas a serem contempladas no prazo de 24 (vinte e quatro) meses da data de assinatura do Termo de Compromisso Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) em 21 escolas com participação de 8 equipes de atenção básica:

 

AÇÕES

1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

2.Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas.

3.Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crak e outras drogas.

4.Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos.

5.Prevenção das violências e dos acidentes.

6.Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação.

7.Promoção e Avaliação de Saúde Bucal e aplicação tópico de flúor.

8.Verificação da situação vacinal.

9.Promoção as segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil.

10.Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

11.Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS.

12.Promoção da saúde ocular e identificação de educando com possíveis sinais de alteração.

      E nos meses de agosto e setembro foram executadas algumas dessas ações em várias escolas pactuadas tais como: Colégio Dr. Bacelar, Emília Araújo Melo, Laura Araújo Costa, Paulo Diniz, Professora Andrelina, Professora Assunção, Chagas Araújo, Creche Vovó Bela, Dr. Dulcineia e da zona rural Jarbas Passarinho, Pontes de Aguiar. Onde tivemos a presença de vários profissionais nessas escolas realizando essas atividades das quais: Aplicação de flúor e palestra sobre saúde bucal, promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos, Prevenção ao uso uso de álcool, tabaco, craque e outras drogas.

Certos de que, nosso município está sendo administrado por uma gestora comprometida e que se preocupa com o bem estar e a saúde de sua população, trazendo e apoiando ações como estas que visam o bem de estar de todos, e que assim caminhamos no rumo certo, Parabenizamos nossa gestora municipal Iracema Vale, a Secretária de Saúde Alice, Secretária de Educação Nilma da Silva Sodré pelo apoio prestado e a todas as escolas que receberam bem os profissionais e demais colaboradores.

      A SEMED – Secretaria Municipal de Educação promoveu dia 15 terça-feira, o encontro entre todos os gestores das instituições do nosso município e as respectivas merendeiras, destas instituições, com a finalidade de discutir alguns assuntos pertinentes ao trabalho de gestão das merendeiras, bem como a manipulação de alimentos para os alunos da rede de ensino. Sabemos que os “desafios estão lançados e que cabe a todos nós nos imbuirmos nessa jornada para juntos crescermos cada vez mais e com qualidade”.

     Estiveram presentes no evento as autoridades municipais, a Secretária Municipal de Educação Professora Nilma Sodré, as Secretárias Adjuntas Francenildes Simões e Francinete Borges, Secretário Adjunto da Juventude Jeoflancos de Jesus, a vereadora Cleane, a coordenadora da merenda escolar Laurinete Correia e tivemos a presença o apoio dos técnicos da SEMED.

     Neste sentido, a Secretária de Educação em consonância da Coordenação da Alimentação Escolar do município que promove esse momento apenas internamente nas escolas, pode junto, partilhar e discutir sobre as boas práticas e ouvir das cozinheiras algumas experiências exitosas em suas jornadas de trabalho;  o curso foi ministrado pela Nutricionista Débora Lima Freitas que deixou claro de qual valiosa é a responsabilidade da cozinheira no cuidado com Alimentação Escolar.

   O evento pode contar com o total apoio da Prefeitura Municipal de Urbanos Santos na pessoa da Prefeita Iracema Vale que não pode estar presente no evento por motivos maiores, mas através de sua Secretária Professora Nilma deixou sua mensagem de agradecimento e reconhecimento aos profissionais presentes na Formação; e a quem deixamos registrado nossos agradecimentos, pelo apoio incondicional e a confiança em nosso trabalho. “A nossa equipe segue o ritmo e a orientação da Prefeita de nosso município, com responsabilidade fazendo o melhor para os servidores para o atendimento com qualidade aos nossos alunos”, disse a Secretária; contou com a participação das  cozinheiras da sede e zona rural, como tem sido com todas as formações que a Prefeitura oferece aqui no município.

    Agradecemos as merendeiras que participaram do curso, pois é uma função muito nobre por meio da qual se pratica a cidadania e contribui para o bem estar da sociedade, a fim de garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos nossos alunos, na oportunidade mostramos a todos os presentes que todas as funções dentro da escola tem igual importância, agradecemos a Secretaria de Comunicação em nome de Adiel Dutra, parceria necessária na execução e realização de nossas atividade, aos gestores da rede municipal, sempre de “mãos dadas” e compromissados com os avanços e promoções de melhorias para nossa comunidade.

Publicado em  16.08.2017

V FÓRUM MUNICIPAL DE LEITURA

Diversidade em ação: somando culturas, resgatando histórias!

 

      A PREFEITURA MUNICIPAL DE URBANO SANTOS, através da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-SEMED, órgão gestor da política educacional, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento dos interessados, o presente Edital para inscrição e seleção de Projetos Educacionais, de incentivo à leitura, à pesquisa, à divulgação cultural e ao uso das tecnologias, cujas propostas obteve-se resultados positivos.

         Para ter acesso ao edital e a ficha de inscrição faça download abaixo.

 

 

 

 

             No último sábado dia 01.07.2017, às 08:00 horas no Centro Social Peneirão encerrando o primeiro semestre letivo, em nosso município, a Secretaria Municipal de Educação com apoio da Prefeitura Municipal de Urbano Santos- MA, com a parceria das demais Secretarias realizou o VI Sarau Literário: MULHERES NA HISTÓRIA: Nomes que fazem a diferença, com os objetivos de valorizar e preservar a história de mulheres que fazem diferença na história; verificar que ao longo da história as mulheres tiveram papéis de suma importância no processo de preservação e proteção da humanidade; apresentar peças teatrais e musicais de acordo com os temas trabalhados no projeto e por último reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produção de conhecimentos, para o engrandecimento da vida pessoal e profissional.
              A edição deste VI Sarau homenageou e divulgou  o trabalho e a trajetória de vida de mulheres, que se destacam como lideranças e exemplos, dentro de suas áreas de atuação. Além de resgatar a história dessas mulheres que participaram na construção da história da arte, da música, da literatura, da política, e nas grandes lutas sociais, inclusive da atualidade. Para tanto, pretende-se trabalhar de forma interdisciplinar em sala de aula, tendo como foco principal a leitura, a escrita e a expressão através do teatro, da música e das diversas artes, a fim de conseguir um melhor resultado na produção e compreensão de textos. A convite da Secretária de Educação Professora Nilma, o Jardim de Infância Drª Dulcineia fez a abertura oficial do Sarau com a “Dança Portuguesa Império Dulcineia” que homenageou Nossa Senhora.

            Estiveram presentes no evento a Prefeita Iracema Vale, a vice Prefeita Darci Almeida, o Prefeito de Belágua Dr. Herlon Costa, a Secretária de Educação Professora Nilma Sodré, as Secretárias Adjuntas Francenildes Simões, Vagneia Monteles e Francinete Borges, Presidente do Sindicato dos Professores, Jurandi Pedrosa, o Secretário Adjunto de Comunicação Adiel Dutra, a Secretária da Juventude Kely Correia, os Vereadores Professora Aldalice Santos, Cleane do Vale, Gilbeonilton, Ednilson Moura, Vereador Gavião, vereador Totó, grande parte da  equipe de governo, as técnicas da SEMED, gestores, coordenadores, professores, alunos, pais de alunos e demais convidados da comunidade.

          Na oportunidade, a Secretária de Educação Professora Nilma Sodré agradeceu a Deus, depois disse do orgulho em que sentia em fazer parte de mais essa edição, destacou alguns nomes, entre eles o da prefeita Iracema Vale que vem fazendo um grande trabalho e muita diferença em nosso município, pela seriedade com que trata a todos, agradeceu igualmente o trabalho de sua equipe e reconheceu em nome e disponibilidade de suas Adjuntas Professoras Francinete Borges, Francenildes Simões e Vagneia Monteles, ressaltou o trabalho da Coordenação Pedagógica  em nome da professora Joélia Reis.

          Estendeu ainda um agradecimento especial aos professores que estão no dia a dia na sala de aula, que são importantes protagonistas juntos com nossos alunos, através deles estão refletidos esses bons trabalhos que temos feito, no decorrer de suas falas agradeceu aos demais Secretários, parceiros e colaboradores de todos os eventos, à Câmara de Vereadores em nome das mulheres vereadores que estavam ali presente, agradeceu e reconhece o nome da professora Gracinete Santos, Presidente do Conselho Municipal de Educação e Coordenadora do Plano Municipal de Educação, outros nomes de colegas, nessa edição foram destacados, entre eles Professor Clemilton Barros, profissional compromissado e que em nosso município tem feito a diferença, frisa, que todos esses elementos aqui trazidos foram compartilhados nas escolas da sede e zona rural, iniciativa que tem tomado desde que assumiu a Secretaria,  por fim, em sua  modéstia, a Secretária professora Nilma Sodré, entende que diante das grandezas dos trabalhos feitos na coletividade, ela também tem sido um nome que faz a diferença!

         A Prefeita Iracema Vale em sua fala ressaltou: “estou muito feliz com as ações que a Secretaria de Educação vem desenvolvendo, fez destaque para a realização do VI Sarau”, parabenizou e agradeceu à Professora Nilma Sodré em nome dela estendeu agradecimento aos demais trabalhadores que fazem o diferencial na educação de Urbano Santos, de maneira especial aos professores de nosso município, de modo justo, engrandeceu todas as ações do governo, trouxe destaque para as ações desse ano, das reformas das escolas, da ampliação da UEB Andrelina dos Santos Carvalho e UEB Chagas Araújo, outras ampliações na Zona Rural no Povoado Capão e Lagoinha, da entrega à comunidade da nova Unidade de Ensino no Bairro Liberdade, da preocupação em montar um Kit escolar que foi distribuído entre os alunos da rede municipal, de sua preocupação em erradicar de vez os antigos barracões, compreende que desde o início de sua gestão, de sua primeira, que tem tratado com o devido respeito todos os professores porque sabe que são merecedores, a exemplo citou, que nunca deixou de atender aos direitos que lhes são garantidos no Plano Municipal,  respeita e sabe que dentro da sala de aula a autoridade maior é dele. Agradeceu aos demais Secretários que ao lado dela tem feito um grande governo, parabenizou a Câmara de Vereadores com quem pode contar nas parcerias e realizações, tem dito e acreditado sempre que “nosso governo é feito a muitas mãos”. 

         Na ocasião os alunos realizaram diversas atividades entre dramatizações e danças, mesmo os mais simples trabalhos trouxeram suas grandezas em conhecimento compartilhados, que já haviam sido trabalhadas em sala de aula, com temáticas relacionadas as “Marias do nosso Brasil” que contribuíram ou que permanecem contribuindo de algum modo no engrandecimento de um grupo;    sob a orientação dos professores, coordenadores e gestores de escolas, todos eles trouxerem contribuições ricas em conhecimento, foram apresentações extraordinárias, algumas mulheres no contexto político e social e outros campos de atuação foram homenageadas algumas delas  de nosso município  a citar, professora Anita Batista, Vereadora Cleane, Professora Selma Viana, Professora e Escritora Betinha a própria Prefeita Iracema Vale que muito se emocionou, um verdadeiro show de talentos que contagiava todo público. Durante o evento a Secretária de Educação fez sorteio de alguns livros, como forma de incentivo, de promoção de leitura. Destacamos a agradecemos a presença efetiva da Prefeita Iracema Vale de seu esposo e Prefeito de Belágua Hérlon Costa que valorizaram e aplaudiram a todas as apresentações, elogiaram nossos alunos, reconheceram o desempenho de nossos professores. 

        Entendemos que o Sarau Literário é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que conta com a participação de todos nós, desde a elaboração do tema à confecção e distribuição de material, um evento grandioso no contexto escolar que tem crescido e multiplicado enormes experiências, todos os envolvidos nesse processo merecem nosso reconhecimento e gratidão, o Sarau Literário por sua relevância e envolvimento dos educandos em atividades prazerosas tem despertado ainda mais o interesse pela leitura e a produção textual.

          Para encerrar o dia com toda sua produtividade a Professora Nilma Sodré agradeceu a todos e todas de modo muito particular pelo empenho de cada um, agradeceu à prefeita Iracema Vale e mais uma vez convidou aos presentes para em oração manifestar o sentimento de gratidão por todas as boas realizações até ali!
 


 

Publicado em  05.07.2017

VALORIZANDO O ESPORTE: PREFEITURA DE URBANO SANTOS INICIA A XVII EDIÇÃO DOS JOGOS ESTUDANTIS

Acesse o blog para ver a matéria completa

Publicado em  21.05.2017

Metodologias para Creche, uma formação necessária!

Metodologias para Creche, uma formação necessária!

Metodologias para Creche, uma formação necessária!

                 Aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de Abril do corrente ano, no Colégio Dr. Magno Bacelar a Formação Continuada das Professoras da Creche, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Prefeitura de Urbano Santos, sob a Coordenação da Professora Nonir Barros. Contamos também com o apoio da Coordenadora Maria da Piedade e da Gestora Maria Telma que se fizeram presentes ao longo desses três dias acompanhando esse trabalho mais de perto e contribuindo nas diferentes atividades desenvolvidas. Com o objetivo de evidenciar elementos das práticas educativas expressos nas escolhas das atividades propostas e a forma como elas são desenvolvidas pelas professoras, neste ano tivemos como Tema: “Metodologia em sala de aula” ministrada pelas Professoras Cleide e Salma que desenvolveram com muita responsabilidade e compromisso diversas atividades, dentre elas, algumas oficinas que darão suporte às professoras na sua prática em sala de aula.

              Na abertura do evento contamos com a presença da nossa Secretária Adjunta de Educação Professora Vagneia Monteles e da Coordenadora de Ensino  Joelia Reis. Na oportunidade a Secretária Adjunta em nome da Secretaria deu as boas vindas ao grupo de professoras, parabenizou e agradeceu a todos,  justificou a ausência da Secretária de Educação, professora Nilma Sodré, ressaltou a importância do cuidado e da responsabilidade que se deve ter com nossas crianças, pois não é fácil trabalhar com crianças dessa faixa etária. Reconheceu de maneira enfática os motivos pelos quais  a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Prefeitura de Urbano Santos tem tido ao longo desses anos, o compromisso de promover essa Formação de Professores que atenda de modo mais particular essa clientela. Por outro lado, a Formação Continuada deve propiciar atualizações, aprofundamento das temáticas educacionais e apoiar-se numa reflexão sobre a prática educativa, promovendo um processo constante de auto avaliação que oriente a construção contínua de competências profissionais. É com esse objetivo que o município tem trabalhado para avançar em qualidade e atendimento.

 

Publicado em  20.04.2017

PREFEITA IRACEMA VALE INAUGURA REFORMAS E AMPLIAÇÕES DAS ESCOLAS ANDRELINA E CHAGAS ARAÚJO E ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE 04 QUADRAS POLIESPORTIVAS


                         Tendo como prioridade a valorização da Educação em Urbano Santos, a prefeita Iracema Vale inaugurou, na manhã desta terça feira (18.04.2017), as obras de reformas e ampliações de duas escolas municipais, Andrelina - localizada no Bairro Fazenda e Chagas Araújo - localizada no Bairro Graça. Realizadas com recursos próprios do município, as escolas ganharam mais conforto e melhorias em todos os aspectos físicos, proporcionando maior qualidade de ensino. Além de novas instalações, as duas escolas municipais ganharam salas de informáticas com acesso à internet que ficarão à disposição dos alunos onde poderão utilizar os computadores para fazer trabalhos e pesquisas no período em que não tiverem em sala de aula. Texto completo no blog  https://noticiasubs.blogspot.com.br/2017/04/prefeita-iracema-vale-inaugura-reformas.html

 

Publicado em  18.04.2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE URBANO SANTOS PROMOVE AULA INAUGURAL COLETIVA REFERENTE AO ANO LETIVO 2017

  

          A Secretaria Municipal de Urbano Santos tem procurado estabelecer vínculos maiores com a comunidade escolar, por isso promove a aula inaugural coletiva, com um tema previamente discutido entre a equipe, apresentar as orientações gerais relacionadas ao ano em curso, nesse ano, ocorreu no dia 13 de março; o evento foi realizado no Centro Social Peneirão às 19:00 horas, iniciando com apresentação de uma aluna cantando uma bela canção “Para não dizer que não falei das flores”; que nos fez refletir sobre o tema e a letra da canção; em seguida uma segunda aluna recitou alguns versos de autoria da professora Antônia Rodrigues e do Senhor Bruno Emilio, da comunidade São Sebastião. A aula teve a presença de alunos, professores, coordenadores, gestores, técnicos da SEMED, a Secretária Municipal de Educação Professora Nilma Sodré, acompanhada das Adjuntas Professoras Vagneia Monteles, Francinete Borges e Francenildes Simões. Foram registradas também as ilustres presenças das vereadoras Cleane Vale e Professora Aldalice Santos, do Secretário Adjunto de Comunicação Senhor Adiel Dutra, outros técnicos e demais convidados.

            Para proferir a palestra de abertura da aula inaugural, contou-se com a professora Maria do Socorro Batista, licenciada em matemática pelo IFMA, Pós-graduada em Metodologia do Ensino da Matemática pelo Instituto de Ensino Superior do Maranhão - IESMA e está gestora municipal desde 2011, atualmente na UEB Professora Assunção, com a temática: Educação e Escolarização, com o objetivo de desenvolver a capacidade dos profissionais educadores responsáveis e corresponsáveis, de resolverem juntas as problematizações detectadas em seu ambiente escolar, traz entre outros destaques o alerta principal para que os pais voltem-se diariamente aos cuidados com os filhos.

          Na oportunidade a professora Vagneia Monteles deu alguns informes gerais acerca das atividades do ano letivo 2017; sobre as limpezas e reformas que a Prefeita Iracema Vale estava concluindo para receber nossos alunos nesse novo ano; o inicio das aulas nas escolas, sobre a recepção que as escolas devem preparar para nossa comunidade escolar; e na sequência a professora Francinete Borges apresentou a obra do artista Laercio, um aluno que tem demonstrado habilidades com pinturas, precisando de nosso incentivo e que fez uma bela arte, presenteando a todos os presentes.

          Ao final da aula a Secretária de Educação Nilma Sodré agradeceu a presença de cada um, apresentou justificativa pela ausência de nossa Prefeita Iracema Vale, dizendo-lhes sobre a preocupação em tornar o ambiente escolar cada vez mais aconchegante, dando as boas vindas ao ano letivo de 2017, desejando muito sucesso, sabedoria e discernimento para toda a equipe e aos nossos alunos. Um Feliz 2017 com muitas aprendizagens e muito mais avanços.

 

Publicado em  15.03.2017

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE URBANO SANTOS-MA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

             Centenas de crianças da rede pública do município de Urbano Santos - MA assistiram às palestras sobre a importância da água e de seu uso consciente, conservação das matas ciliares e separação do lixo.Os temas foram abordados durante a Semana da Água, período que marca as comemorações do Dia Mundial da Água, 22 de março. O trabalho de educação ambiental, realizado pelos Secretários Municipais de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, percorreu varias Escolas do município. Texto completo no blog

                https://noticiasubs.blogspot.com.br/2017/03/alunos-da-rede-publica-de-urbano.html

 

 

Publicado em  29.03.2017

PREFEITURA DE URBANO SANTOS REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

          Profissionais da rede municipal de ensino participaram na noite desta segunda-feira passada próxima, dia 06, da abertura dos trabalhos da Formação Continuada com a temática: “Os desafios dos indicadores municipais alinhando as práticas para uma educação de qualidade”, realizada no Centro Social Peneirão às 19:00 horas.

       O encontro foi promovido pela Prefeitura de Urbano Santos, através da Secretaria Municipal de Educação, que tem trabalhado no sentido de avançar nos índices de qualidade de ensino do município. Estiveram presentes na solenidade de abertura a Prefeita Municipal Iracema Vale, a Vice-Prefeita Senhora Darcy Almeida, a Secretária Municipal de Educação Professora Nilma da Silva Sodré, as Secretárias Adjuntas: Vagneia da Mata Monteles, Francinete Borges e Francenildes Simões, a Professora Marília Bogea, Conferencista da abertura; o Presidente da Câmara de  Vereadores  Professor Paulo Costa, vereadores Edinilson Moura, Professora Alda entre outros, o presidente do SINPROESEMMA professor Jurandi Pedrosa, o Pároco James Teixeira, os Secretários e representantes do Governo, toda equipe técnica da SEMED e demais convidados.
            Em suas falas, todas as autoridades mencionaram as melhorias construídas durante a gestão da Prefeita Iracema Vale, quer através de qualificação dos profissionais quer através da oferta de espaços e equipamentos adequados para os alunos.
           A Prefeita por sua vez agradeceu a Deus  porque a população mais uma vez a escolheu para continuar trabalhando em prol de seus munícipes  e parabenizou a todos os profissionais de modo particular aqueles que estavam ali presentes para serem agraciados com mais uma formação.

            A formação deu prosseguimento nos dia 07, 08 e 09 de março no Colégio Dr° Magno Bacelar, trazendo como objetivo desenvolver a capacidade dos profissionais educadores responsáveis e corresponsáveis, de resolverem juntos as problematizações detectadas em seu ambiente escolar, assim como analisarem e ampliarem o conhecimento crítico e reflexivo dos alunos e, em parceria, enfrentar os desafios encontrados na prática pedagógica do dia a dia da escola, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma educação de qualidade.
         A partir do tema gerador, sugerido pelos próprios  profissionais da educação: “Os desafios dos indicadores municipais: alinhando as práticas para uma educação de qualidade”, destacamos  algumas temáticas abordadas:

                 Professores da Educação Básica:

·                    Evolução dos Níveis de Escrita;

·                    Metodologia e Oficina dos Eixos Língua Portuguesa e Matemática;

·                    Critérios de Avaliação;

·                    Matrizes da Provinha Brasil e Ana

·                    Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e Matemática;

·                    Análise do Resultado da Prova Brasil 2015

 

                 A.S.O.D/ Vigias e Administrativos:

·                    Relações Humanas;

·                    Função na Escola;

·                    Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente);

·                    Instrumentos Administrativos.

             Na compreensão da Secretária de Educação , professora Nilma Sodré, a Formação Continuada dos Profissionais da Educação é fundamentada na necessidade que todos os agentes participantes do processo educativo devem estar sempre atualizados e se aperfeiçoando constantemente, tornando-os seres mais capacitados e conscientes da importância de seus papéis na educação de cada aluno (a) de nosso município.

Publicado em  15.03.2017

I ENCONTRO DE GESTORES E COORDENADORES PARA ORIENTAÇÕES E DIRETRIZES GERAIS DO MUNICÍPIO DE URBANO SANTOS

  

                    Mensagem de Natal 2016

 

 

          A Secretaria Municipal de Educação nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2017 no Auditório do Centro Administrativo às 08:00h realizou o I Encontro de Gestores e Coordenadores com as orientações gerais referente ao ano letivo. E para iniciar a Secretária Adjunta de Ensino professora Vagneia Monteles deu as boas vindas e em seguida passou um vídeo motivacional - trecho do filme "Invictus", cuja intenção era mostrar que precisamos trabalhar com um espírito de equipe e quando se tem uma boa liderança seremos vitoriosos. 

         Estiveram presentes prestigiando o evento a Vice-Prefeita Senhora Darcy Almeida no ato representando a Prefeita Iracema Vale que por motivos superiores não foi possível se fazer presente, os Conselheiros de Gestão Professor José Raimundo Correia e Senhor Dôca, Senhor Valdemir Correia Assessor de Gabinete, Secretário Adjunto de Comunicação Senhor Adiel Dutra, toda equipe técnica da SEMED e outros convidados. 

       Na oportunidade a Secretária de Educação Professora Nilma da Silva Sodré falou da importância do encontro, agradeceu a todos, deu as boas vindas aos novos coordenadores e gestores que certamente farão um bom trabalho; agradeceu a prefeita Municipal Iracema Vale ao tempo em que justificou a ausência da mesma, dado os motivos de caráter superior.

          Depois, apresentou cada uma das pessoas que compõem a equipe técnica da SEMED, disse da importância do trabalho de cada um, de suas contribuições e da alegria em poder contar nessa etapa com novos colegas para maiores contribuições. Trouxe como destaque a importância de estarmos em dias com os documentos que são requisitados pela Secretaria, a exemplo do mapeamento, que quantifica a real necessidade de profissionais em conformidade com o número de alunos; o movimento mensal, que apresenta a entrada e saída de docentes ou discentes, de cada escola; o resumo de ponto que detalhadamente traz as informações sobre o servidor o que implicará no fechamento da folha; matrículas iniciais e atas de resultados finais. Dito isso, esclareceu mais uma vez que cada um dos membros que é convidado a assumir o papel de gestor ou coordenador de algum modo estará representando nosso governo. 

          De acordo a pauta prevista, a Secretária Adjunta de Apoio ao Sistema Educacional Professora Francinete Borges, fez a socialização do calendário escolar 2017, um documento importantíssimo para as escolas municipais, nele é possível identificar o início e término das aulas, eventos e ações pedagógicas planejadas para o ano em curso, período de férias, datas comemorativas, feriados, quantidade dos dias letivos. Na verdade é uma ferramenta que vai conduzir a realização de várias atividades.

             Na sequência, a Secretária Adjunta de Planejamento e Orçamento Professora Francenildes Simões fez uma breve explanação referente ao caixa escolar e de como será sua participação dentro do quadro da Secretaria; ouvimos também a professora Laurilene Teixeira, falou das atividades que serão trabalhadas nas escolas começando agora no mês de fevereiro. A presidente do Conselho Municipal de Educação Professora Gracinete Mendonça, pontuou alguns itens referentes ao CME/US, e da urgência em que cada escola terá para elaborar seu regimento interno.

                Retomando as discussões, a professora Vilcileide fez a reapresentação da Proposta Curricular e falou da necessidade de reorganizar os grupos de trabalhos para os próximos estudos e acréscimos. As orientações sobre o diagnóstico previsto para ser aplicado nesse ano foram explanadas pela professora Vagneia Monteles, Adjunta de Ensino. 

              O encerramento feito pela professora Nilma Sodré que mais uma vez agradeceu e deixou a lição de que devemos nos revestir de humildade, com sabedoria e discernimento porque todas essas coisas são passageiras e estamos ali à serviço.

Publicado em  04.02.2017

                    Mensagem de Natal 2016

 

 

            Todos os dias encontramos razões enormes para agradecer a Deus, por isso, neste momento de festa, de celebração da vida e do Nascimento de Cristo venho por meio dessa página registrar agradecimento e reconhecer como parte de nossas conquistas, cada um de nossos colaboradores e parceiros que estiveram presentes em nossas vidas para realizações de grandiosos trabalhos. Estou sempre confiante de que em tudo "devemos dar Graças a Deus porque Ele realiza grandes coisas em nossas vidas"; agradecemos a nossa Prefeita Iracema Vale pela oportunidade, pela confiança e garantia de maiores contribuições em nosso município; agradecemos a todos os funcionários da rede pública que somam conosco no firme comprometimento do exercício da profissão; agradecemos aos gestores, coordenadores, professores e colegas de equipe de trabalho diário: nossa gratidão, nosso reconhecimento! Todos nós temos uma parcela de contribuição no crescimento profissional do outro! Sejamos luz! Sejamos portadores e instrumentos de paz! Que nossos sonhos se concretizem neste e outros tantos Natais! Podemos ser os melhores "presentes de Natal" para todos aqueles que distantes de enormes celebrações, aguardam em seus silêncios a vinda do Salvador!

            De nossa parte, mais uma vez, repetindo para "a ênfase", o agradecimento a Prefeita Iracema Vale, a sensação de que cumprimos nosso dever, o sentimento de que nos colocamos "prontos" para outros desafios! Que nenhuma palavra em tempo algum endureça nossa capacidade de amar, porque nós podemos fazer nosso lugar cada dia melhor para se viver!

 

Abraços!

 

Feliz Natal! Saúde, Paz, Harmonia, Amor em 2017, 2018, 2019...

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

NILMA DA SILVA SODRE

VAGNEIA DA MATA MONTELES

 

Publicado em  23.12.2016

Urbano Santos realiza III Semana do Bebê

 

 

                Nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2016, realizou-se a III Semana do Bebê, no Parque Municipal Solon Soeiro, pela Comissão do Selo UNICEF e a Prefeitura de Urbano Santos, em parceria com as Secretarias de Saúde, Secretaria de Educação, Assistência Social, Cultura, Comunicação, Conselho de Gestão, CMDCA e Conselho Tutelar. A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social, apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos, prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Ressaltamos que a Semana do Bebê já faz parte do calendário de ações do município, iniciativa da Secretaria de Saúde do município de  Urbano Santos-MA, desde a aprovação da Lei em 2014.

          A abertura oficial do evento foi dia 16.11 às 9:00 horas no Centro Administrativo pela Secretária de Saúde Senhora Clesiane Sousa e o presidente do CMDCA, Senhor Jeoflancos de Jesus que falou sobre os direitos da criança e do adolescente e fez ainda uma breve explanação dos desafios na garantia de direitos no século XXI e de modo bem particular em nosso município.  Na sequência, houve palestra com uma psicóloga e encerrando com uma apresentação cultural.

            No dia 17.11 quinta-feira, a Secretaria Municipal de Educação através das escolas, às 16:30h,  realizou várias apresentações com a participação dos alunos sob orientações de professores, coordenadores e diretores, entre elas destacamos a UEB Emília de Araújo Melo com um belíssimo coral, a UEB Chagas Araújo com uma dramatização: Rosa Juvenil e a UEB Professora Assunção com a exibição de um vídeo “A abelha e a tartaruga” e outras atividades para os diferentes momentos, estiveram  presentes a Secretária Adjunta de Educação professora Vagneia da Mata Monteles, o presidente do CMDCA Senhor Jeoflancos de Jesus, Secretária de Saúde Senhora Clesiane Sousa, Secretária Adjunta Senhora Alice Viana, Vereadora Leidiane Ramos,  técnicas da SEMED, gestoras, coordenadoras, professoras, pais, e especial o público alvo que são as crianças, e demais convidados.

            Finalizando a Semana do Bebê dia 18.11 com uma caminhada com as gestantes seguida de palestras e atividades com educador físico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiros, conselho tutelar, médicos e toda equipe da saúde da família. Logo em seguida houve sorteios de enxoval entre as gestantes. E no mesmo  dia (18) nasceu  O bebê prefeito que recebeu simbolicamente a chave da cidade, o bebê prefeito é  filho da Senhora Eliane do Bairro da Fazenda, que teve parto normal.

                Essa é uma iniciativa realizada anualmente há três anos no município de Urbano Santos e em 2014, com o incentivo do UNICEF e termo firmado entre governo e UNICEF a caminho do selo Unicef.

Publicado em 20.11.2016

IV FÓRUM MUNICIPAL DE LEITURA: prática, transformação, do contexto para a emoção

  

           A Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 26 e 27 de outubro de 2016, no Centro Social “Peneirão” o IV Fórum Municipal de Leitura trazendo como temática “Do mundo da leitura ao contexto tecnológico, nossa prática, nossa transformação”. Com os objetivos de promover a discussão/reflexão acerca do uso tecnológico na dinamização/gosto pela leitura, dentro do espaço escolar e o mais importante sensibilizar os profissionais da educação quanto ao uso do livro como melhor instrumento tecnológico para o avanço de nossas práticas, para melhores transformações no aprendizado do aluno.

          Na abertura do evento, noite do dia 26 de outubro, estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação professora Nilma Sodré, a Secretária Adjunta professora Vagneia Monteles, o vice-prefeito Senhor Miguel Mesquita, o professor doutor Márcio Céleri, o presidente do Sindicato dos Professores Senhor Jurandi Pedrosa, alguns secretários do governo a exemplo do Secretário de Cultura Wilson Souza, coordenadores, gestores, professores, alunos, e demais convidados. Registradas as presenças de todos, feito um minuto de silêncio em homenagem póstuma a Professora Ana Lea.

          Como atividade cultural para essa noite o Grupo Corpo e Arte da Igreja Católica da Comunidade São Sebastião fez uma leve e bonita apresentação de coreografia e sentidos cristãos; logo em seguida as autoridades presentes foram convidadas a compor a mesa e na oportunidade a Secretária de Educação fez um breve relato das edições anteriores do Fórum Municipal que desde 2013 tem promovido o incentivo a leitura, trouxe ainda o histórico dos números do IDEB de 2015, citando a UEB Professora Assunção, UEB Paulo Diniz e UEB Pontes de Aguiar do Povoado Cajueiro, apresentou os ingressos recentes aos Cursos de Graduação de Geografia e educação Física, ofertados pela UFMA em parceria com o município, a aprovação do Plano Municipal de Educação destacou que esses avanços perceptíveis só são possíveis, considerando o compromisso da Prefeita Iracema Vale, durante essa gestão, a confiança depositada na equipe técnica da SEMED,  ainda dedicação e apoio dos demais membros do governo nas proposições e projetos que visam a melhoria na qualidade do ensino das crianças de nossos município, obrigada aos profissionais responsáveis por esses avanços. 

          Sensibilizada com a trágica morte da professora Ana Lea, a Secretária de Educação, fez uma referência bíblica, apresentou seus sentimentos aos familiares e amigos mais próximos. Na ocasião, justificou-se a ausência da Prefeita Iracema Vale nesse IV Fórum, de modo que o Vice Prefeito Miguel Mesquita usou sua fala para trazer outros destaques inerentes à educação de nosso município que tem de algum modo transformado a rotina de alunos e professores; deixou registrado o agradecimento a Secretaria Municipal de Educação por entender que muito tem sido feito nesse campo. 

           Concluídas as falas, na sequência, a abertura oficial do IV Fórum contou com uma palestra que foi proferida pelo Professor, Doutor e Coordenador do Curso de Geografia/UFMA Márcio Céleri com o tema: Do mundo da leitura ao contexto tecnológico, nossa prática, nossa transformação, um tema bastante sugestivo que foi explanado muito bem pelo palestrante, provocando aos ouvintes, professores e demais convidados para a prática da leitura, do letramento e da contextualização, um dos pontos importante citado foi a utilização do livro didático nas escolas e a leitura no contexto geral. Para ele, antes que utilizemos quaisquer outras ferramentas é importante que olhemos, utilizemos e cuidemos do livro como uma tecnologia fundamental para avançar em diferentes práticas. 

            As demais atividades e experiências ficaram para o dia 27, iniciando às 08:30 h , com apresentações realizadas pelas escolas da sede e zona rural, projetos  vivenciados pelos alunos em sala de aula anteriormente, todas merecendo nosso reconhecimento, demonstração de que as iniciativas estão sendo feitas nas escolas situadas aqui ou na zona rural;  o stand da Biblioteca José Antônio esteve presente e recebeu várias visitas de crianças e adolescentes, houve sorteios de alguns livros entre os presentes; ficamos com os elogios e incentivos do Professor Marcio Céleri ao proferir “quando vi que já estão no IV Fórum de Leitura, pensei: Urbano Santos é um município que incentiva a leitura, parabéns aos gestores”!

         E para finalizar, tocados ainda pela emoção da recente perda, professores e gestores do Polo V fizeram uma bonita homenagem póstuma a nossa eterna gestora do Povoado Bom Fim, Professora Ana Léa que certamente continuará nos corações de cada um, principalmente dos familiares que participaram desse momento. 

 

Publicado em  01.11.2016

 

IV FÓRUM MUNICIPAL DE LEITURA

 

     A PREFEITURA MUNICIPAL DE URBANO SANTOS, através da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-SEMED, órgão gestor da política educacional, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento dos interessados, o presente Edital para inscrição e seleção de Projetos Educacionais, incentivo a leitura, à pesquisa à divulgação cultural e ao uso das tecnologias, cujas as propostas obteve-se resultados positivos.

         Para ter acesso ao edital e a ficha de inscrição faça download abaixo.

 

 

 

 

                    Encontro Estadual do Censo Escolar da Educacão Básica 2016

 

 

            Realizou-se nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2016 no Auditório do IEMA o Encontro Estadual do Censo Escolar da Educação Básica 2016, para os Técnicos, Secretários Municipais e Gestores das Unidades Regionais da Educação (URE`s), promovido pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Realizado anualmente, o Censo Escolar é o maior levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da educação básica e da educação profissional.

            As informações do censo, servirá de referência para formulação de políticas públicas e execução de programas na área de educação, além disso, os dados coletados sobre o rendimento e movimento escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve como referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação.

          A formação contou com a participação de várias cidades da região, e dia 14.07 representando Urbano Santos estiveram presentes a Secretária Adjunta Substituta em exercício Senhora Francinete Borges e a Coordenadora Senhora Miriam de Jesus, com apoio exclusivo da Secretária Municipal de Educação Senhora Nilma Sodré, juntamente com a Prefeitura Municipal representada pela Senhora Iracema Vale.

          No período de 27 de junho a 31 de agosto, o sistema Educacenso estará disponível para a declaração dos dados da primeira etapa do Censo Escolar 2016. A inserção dos dados de Urbano Santos, está sendo realizado no Laboratório de informática do Colégio Dr. Magno Bacelar.  As informações declaradas devem ter como referência a data do dia 25 de maio.

Publicado em 15.07.2016

VI ENCONTRO ESTADUAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO

 

    Os Conselhos Municipais de educação constituem espaços de participação, acompanhamento proposição, deliberação, normatização e de controle social das políticas educacionais no âmbito dos municípios. Nessa perspectiva e com o objetivo de fortalecer a integração e a troca de experiências entre os Conselhos de educação, é que realizou-se nos dia 07 e 08 de julho  de 2016 o VI encontro estadual entre os Conselhos Municipais de educação, Urbano Santos, por sua vez teve presença garantida, com a presidente do Conselho Municipal, a Senhora Maria Gracinete Mendonça, a Secretária suplente do Conselho de educação  senhora Jordânia Lima e a Secretária Municipal de educação Senhora Nilma da Silva Sodré, ambas garantiram assento  na bancada do Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa, graça ao apoio irrestrito da Prefeitura Municipal, na pessoa de dona Iracema Vale, que muito tem feito para que haja um acompanhamento e participação nas políticas públicas educacionais.

      É importante ressaltar que o encontro dos Conselhos Municipais de educação é de fundamental importância, pois visa a qualificação de seus conselheiros, no que diz respeito a atuação na elaboração e acompanhamento das Políticas Públicas de educação.

Publicado em 10.07.2016

V SARAU LITERÁRIO ENCERRA O PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO NO MUNICIPIO DE URBANO SANTOS

 

     No último dia 29.06.2016, encerrando o primeiro semestre letivo, em nosso município, a Secretaria Municipal de Educação com todo apoio da Prefeitura Municipal de Urbano Santos- MA, realizou o V Sarau Literário: De projeto em projeto, um olhar sobre os nossos talentos nordestinos.

     Um projeto voltado para arte de conhecer as diferentes culturas do nordeste, valorizando seus aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais, trabalhando de forma interdisciplinar em sala de aula, tendo como foco principal a leitura, a escrita e a expressão através do teatro, da música e das diversas artes, a fim de conseguir um melhor resultado na produção e compreensão de textos. Os envolvidos no projeto são alunos de 1º ao 9º ano da educação básica, trazendo as experiências vivenciadas em sala de aula com seus professores.

      Esse projeto é uma iniciativa da SEMED e executada pelas escolas da sede e zona rural. Um dos objetivos do projeto é reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos, valorizando e preservando a cultura nordestina. Para iniciar os trabalhos do dia os alunos da APAE desfilaram com faixas representando os Estados do Nordeste Brasileiro, logo em seguida as apresentações ficaram por conta das escolas da zona rural divididas por polos, cada apresentação uma verdadeira obra de arte. Todas muito bem produzidas. O público presente se emocionava a todo momento. Na parte da tarde foi a vez da sede também com muitas novidades, um verdadeiro passeio pelo Nordeste.

      Estiveram presentes no evento a Prefeita Iracema Vale, a Secretária de Educação Professora Nilma Sodré, a Secretária adjunta em exercício Francinete Borges, Presidente do Sindicato dos Professores Jurandi Pedrosa, Secretária da Mulher Senhora Jacira Marques, toda equipe técnica da SEMED, gestores, coordenadores, professores, alunos e demais convidados da comunidade. A Prefeita em sua fala ressaltou “Estamos no caminho certo, a prova está aqui com as apresentações feitas pelos próprios alunos, é uma prova de que nossa educação está cada vez melhor, vejo no rosto de cada pai/mãe a felicidade de assistir seus filhos mostrando seus talentos. Parabenizo e agradeço a nossa Secretária de Educação em nome de todos pelo belíssimo trabalho que a educação vem desenvolvendo, só tenho a agradecer, obrigada mesmo”. 

      Para encerrar os trabalhos, a professora Nilma agradeceu a todos, parabenizou cada um pelos esforços e por terem assumido o compromisso de trazerem mais esse tão bonito trabalho.

Publicado em 07.07.2016

Diário Virtual: um olhar  para a produção de conhecimento

 

              Pedi licença para a administradora dessa página para que daqui de onde estou pudesse publicar minha ótica sobre a página diariovirtualdacoordenaçãopedagogica, antes assistir a um documentário sobre Paulo Freire, grande educador brasileiro que conseguiu revolucionar o modo de ver e produzir conhecimento, na escola ou fora dela; com ele aprendemos um pouco sobre “a leitura de mundo”, “ os diferentes saberes”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não trago doutrinas, receitas ou métodos infalíveis que sustentem minha “tese” ou que seja capaz de fazer grande diferença no modo de aprender ou no jeito de ensinar de cada um, como eu disse trago um olhar. E começo por reconhecer nessa iniciativa um passo para a quebra de alguns paradigmas, uma proposta para a criticidade daqueles que admitem a possibilidade de inquietar-se de maneira positiva para transformar o mundo no qual esteja inserido.  

              Certamente alguns leitores, sobretudo os menos avisados, não compreenderão inicialmente essa defesa, quiçá comentam o equívoco de dizer que nessas condições traço perfil de privilegiados, antecipo o diagnóstico de minhas preferências, ainda assim, há três anos e meio, desde que fui convidada a fazer parte da administração de Iracema Vale com quem ajudo a escrever essa história, para quem estendo minha gratidão, tenho dito para os colegas com quem trabalho, que vivemos tempos de oportunidades; tempos em que todos os discursos devem ser substituídos e as responsabilidades de méritos podem ser compartilhadas.  Esse é nosso tempo. Tempo em que a professora Jordania Lima ao aceitar nosso convite para ser formadora, também aceitou a proposta de discutir e aceitar sugestões; compreendendo que em sendo já conseguimos muito, é para agradecer, elogiar e reconhecer; porém há bastante tempo, em nossas falas, vindas de mim ou da professora Vagneia Monteles defendemos que nossos professores e todos nós precisamos registrar nossos trabalhos, é preciso acreditar em nossos títulos e em nossa capacidade de contribuição para nosso município; é preciso repetir para nós mesmos que nossa “passagem” precisa ser produtiva.  Converter nossos sonhos e melhorar nossas realidades,  depende muito de nós mesmos e sou muita entusiasta em dizer: nessa gestão, com a Prefeita atual, temos encontrado portas abertas, sinais de revelação e grandes revoluções, disso temos comprovação.

              Falando recentemente com dois amigos meus, de datas de criação do Fórum de Leitura, aqui no município, no formato ainda do Colégio Dr. Magno Bacelar defendíamos  nosso discurso lá, de dez anos atrás, o desejo de ver nossos trabalhos divulgados, de acompanhar e comprovar nossos professores e alunos lendo mais e defendendo melhores trabalhos, descomplicar métodos de alfabetização, apresentar projetos de intervenção capaz de “salvar vidas” e prosperar em grandes sonhos. Já alcançamos tudo isso? Talvez! No entanto, hoje posso dizer que sou portadora, e ainda promotora com aqueles que entendem que o compartilhamento do saber e do conhecer é necessário para a perpetuação de nossas biografias. Nessa página, criada há um pouco mais de um mês, é possível ver a contextualização de diferentes histórias, trouxemos as pessoas das mais distintas comunidades para a página através dos trabalhos realizados por nossos professores, coordenadores e diretores, somos privilegiados quando ouvimos nossos nomes em enredos bem contados, mais ainda quando decidimos que sozinhos não chegaremos tão longe; trago o orgulho, o agradecimento a quem criou a página e aos que aceitam compartilhar conosco suas histórias; trago ainda a felicitação e o incentivo de que muito mais somos capazes de realizar . Não há receita pronta, o ideal é pensar no bem, encomendar o bem, olhar sob o comportamento de quem compreende a multiplicação ou compartilhamento de saberes.

             Brevemente Urbano Santos completará 87 anos, longas histórias, poemas em cordel, contos, crônicas já foram escritas a respeito, fiz um tempo desse: “Urbano Santos terra prometida...” a gente não consegue mudar muita coisa ao chegar na terra prometida, e consegue,  mas podemos fazer com que aqueles que nos admiram secretamente compreendam que as únicas coisas que temos feito desde os dias que nos convidaram para contribuir na qualidade de nosso município é: TRABALHAR E MOSTRAR.  E quando se trata de minhas preferências, tenho dito: opto por aqueles que conseguem discernir que nosso sucesso está na coletividade, naqueles que depositam confiança, naqueles que ousam, que tem determinação, demarcam com atitudes positivas; quanto a mim, na ausência de atitudes, tento usar  o poder das palavras: nesse diário, estão diferentes olhares e um impacto para a produção de muito mais conhecimento. Sou muito grata pelo acesso, através de portas ou de janelas, nosso governo tem muito a mostrar e a web tem dessas coisas...

 

Professora Nilma da Silva Sodré

 

Publicado em 27.05.2016

16° JEUS ATRAI CENTENAS DE JOVENS PARA O ESPORTE

 

 

              A XVI edição do JEUS – Jogos Estudantis de Urbano Santos-MA - teve início na tarde de hoje com desfile de estudantes de todo o Município, acompanhados da Banda Marcial Josemar Soeiro A abertura aconteceu no Ginásio Poliesportivo com a presença da Prefeita Iracema Vale e demais colaboradores. O Secretário de Esporte, Adilson Gomes, registrou a presença de 25 escolas pela primeira vez e lembrou em sua palavras que: "Estamos incluindo cada vez mais a zona rural e que os jovens estudantes passam o ano todo se preparando para esse momento por isso esse momento pertence a eles e que serão levadas 3 ou 4 equipes para a etapa eliminatória do Jemes (Jogos Estudantis Maranhenses) em Barreirinhas."  

 

Texto completo no blog

 

https://noticiasubs.blogspot.com.br/search?q=ABERTURA+JEUS+2016

 

 

Publicado em 21.05.2016

                     PNAIC: Um compromisso com a Educação de Urbano Santos

 

 

             Nos dias 17,18 e 19 de março e 21,22 e 23 de Abril de 2016, a Coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC, em nível estadual realizou no município de Chapadinha mais formações continuadas referentes ao ano de 2015. Ao mesmo tempo em que acontecia em São Luís o II e III Colóquio de coordenadores locais, com o objetivo de socializar as informações repassadas no MEC e refletir sobre a criança no âmbito das ações do PNAIC. Nestas formações foram abordados como eixo de estudo as temáticas: A criança no Ciclo de Alfabetização e a Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O encontro contou com mais de 20 municípios, dentre os quais podemos citar: Chapadinha, Vargem Grande, Tutóia, São Bernardo, São Benedito do Rio Preto, Mata-Roma, Barreirinhas, Belágua, Urbano Santos e outros.

            Durante o encontro promovido pela IES/UFMA, formadores e Orientadores de Estudos dos municípios participantes debateram algumas questões pertinentes a educação: De qual criança estamos falando? Quem é a criança do Ciclo de Alfabetização? Qual a importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança? A interdisciplinaridade em sala de aula, currículo, o tempo escolar com foco na infância, sequência didática, projetos didáticos e reflexões sobre a intencionalidade dos docentes a partir do olhar das professoras e das crianças.

              Com os estudos dos textos e as discussões acerca dos mesmos, professores puderam perceber a importância desse trabalho sobre a interdisciplinaridade em sala de aula, suas eficácias e contribuições na construção do conhecimento. Dessa forma, a interdisciplinaridade não se propõe as atividades justaposta, mas práticas pedagógicas que se complementam articulando diferentes saberes para a globalização do conhecimento. Com a participação integral dos Orientadores  de Urbano Santos nas formações de Chapadinha,  e isso só acontece porque a prefeita Iracema Vale não mede esforços para que a educação do município avance, de igual modo, a Secretária Municipal de Educação Professora Nilma Sodré apoia e viabiliza para as tomadas de decisões,  há  reuniões organizadas pela Professora Joelia Reis, Coordenadora local do PNAIC, para orientações pertinentes ao programa tai como: momentos de estudos dos cadernos referentes ao programa de 2015, organização da formação local com os professores alfabetizadores do município e a preparação do seminário de encerramento das atividades do programa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A formação com os professores aconteceu no Centro Social Peneirão, promovida pela Prefeitura Municipal de Urbano Santos através da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de melhorar a prática pedagógica dos professores do ciclo de alfabetização.

              Essa formação pôde contar com 90% dos PAs do município, tanto da sede quanto da zona rural, esteve presente a Secretária Municipal de Educação, Professora Nilma Sodré dando as boas vindas mais uma vez aos professores e aproveitou a oportunidade para agradecer a disponibilidade de todos e pediu aos mesmos desempenho e compromisso na atuação pedagógica e teve sua contribuição o Personal trainer Anderson. A referida formação abordou para estudo duas temáticas: A Infância e a criança no ciclo de alfabetização. As atividades iniciaram às 08h00minh com brincadeiras, jogos, e muita descontração, brincadeiras, seguido de momentos de estudos dos textos, logo após os PAs apresentaram suas atividades a partir de diferentes gêneros textuais: música, poesias, cartas, etc. Com essas atividades expuseram suas compreensões e opiniões sobre os assuntos discutidos.      

 

Texto de:

Joelia Reis

Maria de Jesus Dutra

 

 

Publicado em 27.05.2016

EM URBANO SANTOS MAIS PROFESSORES INGRESSAM NAS GRADUAÇÕES

 

No dia 13 de maio de 2016, foi realizada a Aula Inaugural dos Cursos de Educação Física e Geografia, pelo Plano Nacional de Formação de Professores para Educação Básica do Plano de Ações Articuladas (PROFEBPAR), da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, em parceria com o município de Urbano Santos, o evento foi realizado no Centro Social Urbano Peneirão, às 19:00  horas e contou com a participação do Professor Doutor Marcelino Silva Farias Filho, Coordenador do Curso de Primeira Licenciatura em Geografia,  o Professor Doutor Raimundo Nonato Assunção Viana, Coordenador do Curso de Primeira Licenciatura em Educação Física, Conferencista Professor Doutor Marcio José Celeri, Professora Doutora Marly Cutrim, Coordenadora do Curso de Filosofia,  a Excelentíssima Prefeita Municipal Iracema Vale, Secretária de Educação Professora Nilma Sodré, Coordenadora do Polo, Professora Francinete Borges, Presidente do Sindicato dos Professores, Jurandi Pedrosa, e  de várias outras autoridades do município. A Prefeita Iracema Vale destacou, “Nossos professores estão se qualificando para atender melhor nossos alunos, Urbano Santos precisa dessa parceria com a UFMA, sejam todos bem vindos, sabemos que tem alunos das cidades vizinhas também, e recebemos com muito carinho, os outros prefeitos não aderiram ao programa e nós aderimos e iremos com muita responsabilidade arcar com nossas obrigações”. Disse a prefeita. Na oportunidade a Secretária de Educação ressaltou a importância daquele momento, pediu compromisso com os cursos, lembrando que vivemos um tempo de oportunidades, portanto que cada um saiba fazer delas,  motivos de celebrações. Para finalizar esse momento, deu-se início a conferência que foi proferida pelo Professor Doutor Marcio José Celeri, com a temática: Textos e Contextos da formação universitária: Limites e possibilidades; com boas explicações, fez comparações positivas relacionadas à nossa cidade, enriqueceu sua palestra conduzindo a todos os alunos a pensarem desde já nas intervenções positivas que podem futuramente fazer por nosso município.

Publicado em 15.05.2016

Prefeita Iracema Vale entrega novos computadores através do PRO-USI

 

Na manhã de sexta-feira (13.05.2016) a Prefeitura de Urbano Santos através da Secretaria Municipal de Educação e o PRO-USI (Programa Urbano Santos Informatizado), realizou a entrega de mais 15 computadores e 15 impressoras para os gestores das escolas da zona rural e  sendo três da sede, ressaltando que essa já é a segunda remessa, concluindo algumas escolas que ainda não tinham recebido o kit, e para alegria da comunidade, o Povoado Cajazeiras será contemplado com um laboratório para uso de alunos. Estiveram presentes na solenidade de entrega, alguns alunos, professores, gestores, coordenadores, Prefeita Iracema Vale, Vice Prefeito Miguel Mesquita, Secretária de Educação Senhora Nima Sodré, técnicas da SEMED, equipe técnica da Secretaria de Comunicação Coordenador do PRO-USI Senhor José de Ribamar (Didi), e demais convidados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na oportunidade a Prefeita Iracema Vale entregou o primeiro kit para os alunos da APAE que estavam acompanhados pela gestora Márcia Cristina, um momento de muita alegria. A prefeita fez questão em destacar “estamos fazendo o melhor que podemos, entendemos a importância do uso de um computador na escola, o quanto será proveitoso para os professores para melhorar ainda mais a aprendizagem dos nossos alunos, e até para ajudar no acesso à comunicação pela comunidade é esse nosso compromisso com o povo de Urbano Santos”, está confiante como sempre esteve “porque desde o primeiro dia de nosso governo temos trabalhado para tirar nosso município de alguns atrasos, com esse programa estamos evitando o uso de mimeógrafos por nossas escolas”. Em seu discurso trouxe ainda boas noticias de Brasília, onde esteve na semana passada, inclusive sobre a torre da Operadora Claro que há mais de um ano está instalada em nosso município,para atender às escolas que foram contempladas com o kit tecnológico  pelo Governo Federal para o acessos à banda larga. Por sua vez a Secretária de Educação professora Nilma Sodré, agradeceu e elogiou o empenho da Prefeita nesse projeto tão ousado, com o destaque que cada um dos que ali estavam presentes tem boas histórias para contarem e mais tarde terem a clareza de que foram protagonistas nessa “revolução” realizada aqui, em nosso município; parecem pequenos esses avanços, mas nesses três anos, são incontáveis as oportunidades que a Prefeita Iracema Vale tem dado aos trabalhadores nas diferentes áreas, de modo muito especial aos da educação, quer na Formação de profissionais, no reconhecimento de direitos, na viabilização de acessos,  isso é notório, há registros, somos nós as provas dessas melhorias. Para encerrar, a Prefeita Iracema Vale e a professora Nilma pediram aos diretores e responsáveis pelas escolas que tivessem cuidado com os equipamentos e orientassem aos que fossem fazer uso, para evitarem excesso, o uso desordenado. Ao término, era perceptível nos olhares de alguns membros da comunidade da zona rural, a alegria em poder participar desse momento de avanço, de progresso para a escola da qual faz parte. 

Publicado em 14.05.2016

URBANO SANTOS AVANÇA NA QUALIFICAÇÃO DE MAIS PROFESSSORES

 

A primeira semana de maio foi marcada por um grandioso evento no município de Urbano Santos, a formatura dos alunos das turmas de Letras e Ciências Exatas PROEB/UFMA, num total de 71 alunos, turmas iniciadas no segundo semestre de 2009. Uma data realmente singular, sonhos realizados, sensação de dever cumprido e muitas emoções, isso era notório nos rostos dos formandos.A cerimônia de colação de grau, seguida de festa para os convidados foi realizada na última sexta feira dia 06 de maio de 2016, às 19h30min, data jamais esquecida, no Ginásio Poliesportivo Bernardo Borges. Dando inicio à colação, Professora Raimunda Ramos Marinho, representando a Reitora Nair Portela, fez a abertura da solenidade de colação do grau, e ressaltou em seu discurso a importância desse momento para os alunos e a Universidade Federal do Maranhão - UFMA, aproveitou para agradecer ainda a Prefeita Iracema Vale pelo compromisso que tem demonstrado com a Universidade durante seu governo e especialmente por cuidar com responsabilidade das pessoas de sua comunidade. Estiveram presentes na solenidade do dia 06, a Prefeita Iracema Vale, Secretária de Educação Nilma Sodré, Secretários do governo, representantes do poder legislativo, assessora de interiorização profª Raimunda Ramos Marinho, coordenadora do curso de Letras professora Heridan Guterres, coordenador do curso de Ciências Exatas, Hilkias Jordão, Dr. Herlon Costa, coordenadora local professora Francenildes Simões e os secretários de Cursos: Antônia Lopes e André Gustavo. Merece destaque, como momento emocionante o discurso proferido pelo orador das turmas Professor Manoel Monteles, do Curso de Letras “Sei meus caros colegas, que não foi fácil para nós, mas valeu a pena ser perseverante fortes nas decisões, firme no objetivo, queremos agradecer a Deus o Autor da vida, a nossa Prefeita Iracema Vale que sem ajuda dela não teríamos conseguido, agradecemos também a nossa Secretária de Educação professora Nilma Sodré que sempre estava pronta ajudar e não poderíamos esquecer da nossa Coordenadora Local professora Francenildes Simões que estava ao nosso lado o tempo todo”. Enfatizou. Na sequência a prefeita Iracema Vale falou da satisfação que é manter parcerias com a UFMA, ainda afirmou que quer a UFMA no município sim, porque cresce e engrandece nosso município, destacou a preocupação de sua equipe em qualificar os profissionais da educação em nome da Secretária Professora Nilma Sodré, em seu discurso fez questão de destacar: “Trouxemos o curso de Filosofia pelo PARFOR e agora conseguimos mais dois novos cursos, o de Educação Física e de Geografia, pela plataforma Paulo Freire, que já foram aprovados e estamos aguardando os trâmites finais para marcarmos a aula inaugural. Nosso compromisso é com a educação do povo de Urbano Santos e não medimos esforços para cumprir as exigências para implantação de novos cursos. Em breve vamos assinar novamente o contrato para continuar o curso de Letras e um outro contrato para implantarmos o de História, os dois pela UFMA, sendo que para esses cursos faremos meio a meio, ou seja, uma quantidade de vagas será disponibilizada para os professores da região e a outra quantidade para a comunidade”. As festividades da formatura começaram na quarta-feira (04), às 19h00min horas com a realização do Culto em Ação de graças na Assembleia de Deus com os pastores Vilmar Martins e Jhon Serafin da igreja Restaurando Vidas, momentos de louvor e agradecimento a Deus.Na oportunidade os pastores oraram por todos os formandos, familiares e pela prefeita Iracema Vale que é digna de muitas bênçãos. Logo na quinta-feira (05) às 18h00min horas aconteceu a Santa Missa no Ginásio Poliesportivo, uma celebração divina voltada para os formandos e toda comunidade de Urbano Santos, como forma de agradecimento por mais essa bênção.Nosso querido Padre André, parabenizou todos os formandos, deixou como exemplo os ensinamento de Salomão, agradeceu a presença de todos e de modo especial da Secretária de Educação professora Nilma Sodré e aproveitou para agradecer e parabenizar a Prefeita Iracema Vale, por se preocupar com a educação de Urbano Santos e qualificar melhor os professores da nossa querida cidade. Após a missa, os organizadores concederam a fala à professora Nilma Sodré. Encerrando as homenagens e agradecimentos da solenidade, do dia seis, foram realizados os juramentos pelos formandos: Raylon Galvão (Física), Luis Veras Silva (Matemática), Wêniton José de Meneses da Silva (Química) e Fancinete Borges de Sousa Santos (Letras), e declarado o grau, pela Professora Raimunda Marinho, assim FORMADOS, os alunos e familiares confraternizaram-se, novas fotos e registros para em seguida dá início ao baile que encantou a todos pela organização, pela música , pelo atendimento. O Show ficou por conta da Banda Ivan Lins.

Publicado em 10.05.2016

URBANO SANTOS RECEBE MAIS DUAS TURMAS DE GRADUADOS

 

 

Esse final de semana, 06 de maio de 2016, uma data que certamente ficará na história de nossa querida Urbano Santos e especialmente na memória dos alunos dos cursos de Letras e Ciências Exatas, das famílias e de toda comunidade, cursos oferecidos pelo PROEB (UFMA) em parceria com a Prefeitura Municipal.Durante aproximadamente sete anos de estudos, houve momentos bons e também de muitos obstáculos que fizeram com que alguns desistissem, mas para a grande maioria foram apenas momentos difíceis que os estimularam ainda mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualmente já são três anos desde que o atual governo municipal, administrado pela prefeita e convidada pela turma para paraninfa Senhora Iracema Cristina Lima Vale que assumiu um compromisso perante aos alunos, com as entidades civis de nosso município e autoridades da Universidade Federal do Maranhão de que daria total apoio e a devida importância aos cursos aqui relatados, “porque compreende que para melhorar a qualidade no ensino com os alunos da rede, precisamos de professores bem preparados”, de igual modo acrescentou a Prefeita Iracema  “ os alunos já sentiam-se esquecidos, devido a uma parada significativa ocorrida tempos atrás, na gestão anterior, alguns  com baixa autoestima, desacreditando de que esse governo pode reafirmar vesse compromisso. Para tanto, a Secretária Municipal de Educação  professora Nilma da Silva Sodré, assim que assumiu, em consonância com a Prefeita do município, reestabeleceu contato com as Coordenações dos cursos, nomeou como coordenadora local a professora Francenildes de Sousa Simões que  estreitou a relação entre UFMA e os alunos, e especialmente com o objetivo de atender as necessidades mais urgentes dos mesmos. Desse modo, fica a certeza de dever cumprido, pois o compromisso assumido pela atual gestora municipal e secretaria de educação está sendo concretizado nesse ato em que a felicidade se estampa no rosto de cada um dos graduandos, em que sonhos e expectativas se confundem em meio às emoções de vivenciar o momento da formatura, para eles mesmos, para os pais, os filhos, os esposos e esposas. De nossa parte, agradecimento a Deus por comungar esse momento tão especial, pela força de vontade, por terem acreditado em nossa gestão e parabéns aos formandos dos cursos, de Letras/ 2016 na pessoa de Manoel Monteles de Sousa, e de Ciências Exatas/2016  na pessoa de Rayllon Sousa Galvão, líderes das turmas dos formandos, pelo esforço e dedicação no decorrer do curso e principalmente pela perseverança diante dos obstáculos.     

 

Texto de Francenildes Simões

Coordenadora Local dos Cursos do PROEB/UFMA

 

Publicado em 05.05.2016

AULA DA SAUDADE MARCA O ENCERRAMENTO DO CURSO DE LETRAS EM URBANO SANTOS -MA

 

Na manhã do dia, 30.04.2016, foi realizada no Colégio Dr. Magno Bacelar, no município de Urbano Santos- MA a última aula do curso de Letras do PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA – PROEB DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA, denominada "Aula da saudade". A aula foi ministrada pela Professora Doutora Veraluce Lima, que externou sua alegria dizendo que era um momento muito especial, sentia-se  honrada pelo convite da turma, aproveitou para deixar sua mensagem aos formandos, e relembrar os momentos anteriores que esteve em sala de aula com cada um. Na oportunidade entregou para cada formando uma pequena lembrança com a seguinte frase: A mais bonita lágrima é a da saudade, pois ela nasce dos risos que já foram, dos sonhos que não acabam e das lembranças que jamais se apagam. Também esteve prestigiando o evento a Coordenadora Local do Curso Professora Francenildes Simões, que fez uso da palavra “Quero parabenizar toda turma, em especial minha mãe que está concluindo junto com os demais, estou imensamente feliz, desejo uma formatura abençoada para todos”, disse a coordenadora. A realização da formatura dessa turma será no próximo dia 06.05, tendo como Paraninfa das Turmas a Prefeita Iracema Cristina Lima Vale, que tem dado toda assistência no decorrer do curso, desde quando iniciou sua gestão não mede esforços para ajudar as turmas tanto de Letras quanto de Ciências Exatas, a exemplo das quitações das dívidas anteriores das turmas em curso quando iniciou sua gestão. E não poderia ser diferente, a convite das  turmas a  Secretária de Educação Professora Nilma da Silva Sodré, será a Patronesse das turmas já citadas, que também tem dado total apoio, acompanha através da coordenação a vinda dos professores  e procura atender às demandas e sabe do quanto é importante  para cada um dos alunos  a concretização desse sonho.  Várias dinâmicas foram realizadas, durante o evento, foi uma manhã de muitas emoções para todos os presentes, principalmente para os alunos. Muitas saudades, sem dúvida, mas com a certeza de que fomos felizes e seremos mais ainda. Para cada um dos graduandos fica a certeza de que está  apenas concluída uma etapa de muitas outras que virão.

Publicado em 03.05.2016

FERRAMENTA CACURIÁ: uma interatividade com o mundo

Passada a primeira experiência, a Secretaria Municipal de Educação recebeu nos dias 14 e 15 de abril no Laboratório de Informática da UEB Emília Melo o curso sobre mídias, o manuseio da ferramenta Cacuriá e o uso do celular em sala de aula. Essa oficina faz parte do Projeto FE VOA (Fase Experimental de vídeos como objetos de Aprendizagem) desenvolvido pelo Professor Doutor Carlos Sales Neto da UFMA. Considerando positiva a primeira etapa, mais uma vez, professor Carlos Neto procurou a Prefeitura Municipal de Urbano Santos para multiplicar e com a mesma dinâmica qualificar mais professores de nosso município.  Em suas explicações, enfatizou a importância dessa ferramenta, bem como da facilidade em tornar as aulas mais atraentes apenas com a “câmera de um celular”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esses dois dias, acompanhados pela coordenação da SEMED professora Joélia Reis que presenciou a elaboração de vídeos, inclusive com visitas ao Parque Municipal Solon Soeiro, viu que é possível trabalhar de maneira lúdica, usando poucos elementos, fazendo uso das tecnologias que praticamente todo professor tem condição de manusear.   É importante ressaltar que a através dessa Oficina Ferramenta Cacuriá, conforme nos disse Professor Carlos Neto é uma forma do professor aperfeiçoar sua prática e utilizando  “apenas o celular”  como uma ferramenta de trabalho, evitando constrangimentos em sala de aula, elaborando vídeos, saindo das paredes da escola para o mundo, proporcionando  ao aluno confrontar as informações adquiridas nos livros com a realidade em que está inserido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em visita ao laboratório, em conversa com os professores, a professora Nilma Sodré, Secretária do Município, disse que se sentia orgulhosa em fazer parte desse projeto e que a concretização dessa oficina, estava sendo possível pelo bom desempenho da gestão, administrada pela Prefeita Iracema Vale que acata ideias multiplicadoras e empenha-se com o resultado final que é a aprendizagem do aluno. Cada um dos vinte professores participantes foram instruídos pelo Professor Carlos Neto a instalarem a ferramenta Cacuriá e a organizarem pequenos vídeos, em qualquer circunstância.

 

                                                                                                                                                colaboração Professora Joélia Reis

 

                                                                                                                                                                             Publicado em 23.04.2016

PREFEITURA DE URBANO SANTOS PROMOVE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DAS CRECHES

 

 

Foi realizada a Formação Continuada para professores das creches, nos dias 06,07 e 08 de abril de 2016 no Colégio Dr. Magno Bacelar, promovida pela Prefeitura Municipal de Urbano Santos, através da Secretaria de Educação, com o objetivo de qualificar melhor os profissionais que atendem essa etapa de ensino, essa formação foi ministrada pela Prof.ª Sílvia Regina que aproveitou para discutir algumas teorias,  desenvolver oficinas com produção de materiais que serão utilizados na prática em sala de aula ao longo do ano. No momento de abertura a Secretária de Educação Professora Nilma Sodré esteve presente e em outros momentos da formação, conversando com os professores, orientando sobre algumas práticas, depois aproveitou a oportunidade para agradecer a disponibilidade de todos e pedir às nossas professoras empenho e compromisso na atuação pedagógica ao longo do ano letivo. Deixou ainda a mensagem e preocupação da Prefeita Iracema Vale em ter professores preparados para atender nossas crianças com muita responsabilidade, compromisso inclusive feito em todos os anos dessa gestão. Nesses três dias, também esteve presente a Coordenadora da Educação Infantil, professora Nonnir Barros, outros Coordenadores de Ensino que constataram de perto as dinâmicas e trabalhos executados. Para mais essa formação contamos com o apoio dos coordenadores e gestores das Creches e da Educação Infantil, com professores e auxiliares das Creches contribuindo com as discussões, sugerindo e promovendo o diálogo, assim temos feito e tratado os assuntos relacionados à educação, encerrou a professora Nilma.

Publicado em 12.04.2016

URBANO SANTOS CONSCIENTIZA CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI, TRANSMISSOR DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS

 

Na última terça-feira, dia 29.03.2016, às 16h00min, foi realizada uma caminhada com a intenção de conscientizar a população de nosso município sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus. O evento foi realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com total apoio da Prefeitura Municipal de Urbano Santos. A mobilização contou a participação de vários alunos, professores, coordenadores, gestores, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, familiares, agentes de endemias, Secretária de Saúde Senhora Clesiane Souza, equipe da Secretaria de Comunicação, guarda municipal e demais voluntários. Iniciamos com uma concentração na Praça em frente ao Centro Social Urbano - Peneirão, logo em seguida percorremos à Rua Monsenhor Gentil, indo pela Avenida Manoel Inácio, Avenida José Diniz da Costa e encerrando no mesmo lugar de início. Ao longo do percurso  contamos com duas apresentações, com temas voltados ao combate do mosquito, sendo uma coreografia do Colégio Dr. Magno Bacelar e um cordel da UEB Professora Assunção, na oportunidade outros alunos usaram cartazes e faixas com temas referentes ao momento, uma maneira de tornar a comunidade ainda mais consciente de que nós podemos ajudar nessa conscientização. O objetivo dessa mobilização encabeçada pela Secretaria de Saúde, apoiada por outros segmentos da sociedade foi alertar as pessoas de como se proteger contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, as prevenções domésticas em seus próprios lares, porque essa é uma preocupação de todos nós. Nesse sentido, a Secretaria de Educação através dos coordenadores, gestores e professores tem alertado sobre todos os cuidados, em sala de aula ou ainda levando os alunos a fazerem visitas às famílias.

Publicado em 02.04.2016

I Seminário Interdisciplinar: FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, em Urbano Santos- MA

A Universidade Federal do Maranhão – UFMA em parceria com o município de Urbano Santos-MA  promoveu o I Seminário Interdisciplinar, com o tema: FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, nos dias 04 e 05 de março de 2016, no Centro Social Urbano Peneirão. Este encontro teve como objetivo principal desenvolver a capacidade de leitura, de problematização, de análise e interpretação crítico reflexiva dos alunos, assim como entender os princípios que norteiam a gestão, no  âmbito da Educação Básica. Na abertura oficial do evento estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação Senhora Nilma da Silva Sodré, Prefeita Iracema Vale, Secretário de Finanças Dr. Hérlon Costa, Coordenadora Local Senhora Francinete Borges, Presidente do Sindicato dos Professores Senhor Jurandi Pedrosa, Coordenadora do Curso de 1ª Licenciatura em Filosofia Profª. Dra. Marly Cutrim de Menezes, Coordenadora Pedagógica / PROFEBPAR Profª Dra. Ilzeni Silva Dias, o Conferencista Prof. Dr. Plínio Santos, a Profª Dra. Maria Olilia Serra, Conselheiro Tutelar Senhor Francisco Silva, Técnicas da SEMED Senhora Gracinete Mendonça e Senhora Nonir Barros, Secretário Adjunto de Comunicação Senhor Adiel Dutra, os alunos do Curso de Filosofia, e demais convidados. No dia 04 às 19h00min contou-se com uma excelente conferência, proferida pelo Prof. Dr. Plínio Santos, com a temática ESTÉTICA DA SENSIBILIDADE: a condição da existência em Merleau-Ponty, muito bem esplanada pelo professor. Logo em seguida a Secretária Municipal de Educação Senhora Nilma Sodré em sua fala justificou a ausência da prefeita Iracema Vale, “nossa prefeita teve que sair antes do término do evento, porque tinha um outro compromisso. Mas deixou seu abraço a todos os presentes, estava imensamente feliz com a realização do seminário”, disse a Secretária. É interessante ressaltar que a Prefeita Iracema Vale, desde adesão da turma de filosofia vem cumprindo com todas suas responsabilidades para que a turma possa ter um aprendizado significativo. No dia seguinte foram realizadas as oficinas pelos professores: Dra. Maria Olilia Serra, oficina I  - FILOSOFIA E FORMAÇÃO DOCENTE - Texto: A CRISE NA EDUCAÇÃO e oficina II - ELEMENTOS PARA LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO FILOSÓFICO - Texto: O OLHO E O ESPÍRITO. Momento de muito aprendizado para o público presente, oficinas riquíssimas em seus conteúdos. Na sequência os alunos do curso de filosofia apresentaram seus trabalhos através da exposição de banner por ordem de sorteios entre as equipes. Os alunos concluíram com muito êxito suas apresentações, todos estão de parabéns pelo compromisso e pela responsabilidade. Na oportunidade a Coordenadora do Curso de 1ª Licenciatura em Filosofia Profª. Dra. Marly Cutrim de Menezes parabenizou e agradeceu a todos os alunos pelos trabalhos, parabenizou e agradeceu ainda a Prefeita, a Secretária de Educação e a Coordenadora Local pela organização do seminário “Estamos felizes pelo empenho da Prefeita Iracema Vale em nome da Universidade Federal do Maranhão - UFMA reconhecemos e agradecemos todo esforço da Prefeita e toda sua equipe”, ressaltou a professora. E para encerrar o evento a Secretária Municipal de Educação Senhora Nilma Sodré agradeceu a Deus e todos os presentes, parabenizou a todos pela exposição dos trabalhos, disse que o município tem feito todos os esforços para qualificar seus profissionais seja através de formação ou na oferta de Cursos em parcerias com as Universidades Públicas e aproveitando o momento autografou seu livro e presenteou os professores com sua obra.

 

Publicado em 06.03.2016

I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR

 

 

 


 

A Coordenação do Curso de 1ª Licenciatura em Filosofia do Programa de Formação de Professores da Educação Básica do Plano de Ações Articuladas – PARFOR/PROFEBPAR, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, promove o 1º Encontro Interdisciplinar, com o tema: FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, no Município de Urbano Santos. Este encontro tem como objetivo principal desenvolver a capacidade de leitura, de problematização, de análise e interpretação crítico reflexiva dos alunos, assim como entender os princípios que norteiam a gestão, no  âmbito da Educação Básica.

 

Data: 04 e 05 de março de 2016
Local: Centro Social Urbano Peneirão Rua Monsenhor Gentil, s/n  Centro

Urbano Santos – MA.

 

FOLDER DO  I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR

 

Faça download abaixo

 


 

Publicado em 02.03.2016

Nota de pesar

 

 


 

                                                                   

             Em nome da Secretaria Municipal de Educação de Urbano Santos, vimos nos solidarizar com a família e os amigos pelo falecimento do professor José Francisco  Ferreira Araújo (Zezinho), ocorrido nesta  madrugada.

                  Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares ratificando nosso voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestado ao município.

 

.

                   

Publicado em 01.03.2016

AULA INAUGURAL DÁ INÍCIO AS ATIVIDADES DAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO

 

EDUCAÇÃO DIREITO DE TODOS, DEVER DO ESTADO E DA FAMÍLIA: “A importância do acompanhamento dos pais na formação escolar”, com esse tema a Secretaria de Educação promove a aula inaugural, fundamentada na Constituição Federal e consequentemente na Lei de Diretrizes e Base, com vista a compreender a necessidade que a escola tem de que os pais acompanhem de forma mais efetiva na formação escolar de seu filho, e perceber seu papel como indivíduo na sociedade. O evento que oficializou o início do ano letivo na rede municipal de ensino de Urbano Santos, reuniu vários alunos, pais/responsáveis, professores, coordenadores, gestores e comunidade em geral. A aula foi realizada na última segunda-feira (22.02), no Ginásio Poliesportivo Bernardo Borges, às 19:30. A abertura contou com uma linda coreografia “Raridade” do Povoado Mangabeirinha, sob a coordenação da Gestora Mônica Cristina Carvalho, depois, foi dada a bênção inicial pelo Padre André, e consequentemente para homenagear e saudar a todos, alunos e demais convidados, Raniere Dutra cantou o hino SENHOR EU SEI QUE TU ME SONDAS, um momento emocionante para todos os presentes.A Secretária Municipal de Educação Professora Nilma Sodré, cumprimentou os presentes e agradeceu a presença de todos e aproveitou o momento para convidar os pais e responsáveis para caminharem juntos de mãos dadas por uma educação de qualidade para nossos alunos. Também prestigiaram a cerimônia de abertura da aula inaugural a Secretária Adjunta de Educação Senhora Vagneia Monteles, o Prefeito em exercício Senhor Miguel Mesquita, Secretário de Cultura Senhor Wilson Souza, Presidente do CMDCA Senhor Jeoflancos de Jesus, Secretário de Assistência Social Senhor Edinilson Moura e Adjunta Caroline Almeida, Secretário Adjunto de Comunicação Senhor Adiel Dutra, o Reverendíssimo Padre André Nivaldo, os Conselheiros Tutelares e demais convidados.Na oportunidade, o Prefeito em exercício, Miguel Mesquita, fez um breve relato: “Não existe nada mais precioso na rede municipal de educação do que o trabalho que os profissionais fazem com as crianças, elogiou o trabalho dos professores, parabenizou a Secretaria Municipal de Educação, a equipe de coordenadores, reconhece os avanços reais, os trabalhos desenvolvidos, dizendo que é merecedora de nossos aplausos pelas iniciativas”, disse o Prefeito.Como planejado, enriquecendo a aula, a Secretária Adjunta de Educação Senhora Vagneia Monteles falou da importância do acompanhamento dos pais na vida escolar de seus filhos, de que nosso convite para esse momento era para que todos percebam a importância de se trabalhar em parcerias, e de que os pais acompanhando seus filhos, sentem-se mais sensibilizados às necessidades reais de aprendizagem, deu ênfase à palavra sensibilizar para que todos percebessem o significado do aprender na vida de cada um;  na sequência a professora Joélia Reis, disse aos demais convidados sobre a importância do papel do coordenador nas escolas e de que temos feito o acompanhamento em praticamente todas as escolas da rede municipal; continuando, a professora Gracinete Mendonça fez referência às outras falas, dizendo de que os pais devem continuar atentos ao que seus filhos aprendem na escola, para isso fez  uma breve explanação da Proposta Curricular documento que está sendo construído no município e convidou os pais a participarem e se interessarem ainda mais pelo tema, afinal para que os professores trabalhem melhor precisam e muito da ajuda dos pais. Para encerrar a noite de aula inaugural, a Conselheira Tutelar Larise Najara reforçou a importância da aula inaugural, do tema escolhido, dessa iniciativa e que os pais, além de matriculá-los devem acompanhar seus filhos, nas idas e vindas, agradeceu o convite feito pela Secretaria, e disse que o Conselho Tutelar está à disposição e que é parceiro da educação. Por último, ao encerrar a noite, a professora Nilma Sodré reafirmou o compromisso de toda a equipe, agradeceu mais uma vez, reconhece o valor e o papel do professor, recitou um trecho de Drummond de Andrade, convidou a todos para que ficassem de pé, dando as mãos sob a voz de Raniere Dutra, foram convidados a cantar a Oração pela Família, de padre Zezinho!

Publicado em 29.02.2016

ABERTURA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE URBANO SANTOS

                                                                    

Iniciou na segunda feira, 15 de fevereiro de 2016, no Centro Social Urbano “Peneirão”, às 19:00h a Formação Continuada de Profissionais da Educação do primeiro semestre, oferecida pela Prefeitura Municipal de Urbano Santos, através da Secretaria de Educação, esse ano com o tema: A Leitura e a Escrita, eixos integradores no processo ensino aprendizagem. A Formação Continuada de Professores é fundamentada na necessidade que o professor tem de estar sempre atualizado e se aperfeiçoando constantemente, além de proporcionar ao docente a aquisição de conhecimentos específicos da profissão tornando-os seres mais capacitados. Depois disso, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza momentos de planejamento e acompanhamento, orientando que cada profissional busque outras fontes de reflexão para melhor fazer em sua prática. Na abertura oficial do evento estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação Senhora Nilma da Silva Sodré, Secretária Adjunta Senhora Vagneia Monteles, Prefeita Iracema Vale, Juiz de Direito Dr. Samir Mohana, Promotor de Justiça Dr. Saulo Rezende, Presidente do Sindicato dos Professores Senhor Jurandi Pedrosa, Conselheiro de Gestão Senhor Clemilton Barros, Vereador Professor Paulo Costa, Professora Jaqueline Vasconcelos, Conselheiros Tutelares, Secretário de Assistência Social Senhor Edinilson Moura, entre outros Secretários e representantes do governo municipal, coordenadores, professores, gestores e demais convidados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A abertura dos trabalhos foi feito pela Secretária de Educação, professora Nilma Sodré, “Este é um momento de agradecimento a Deus, à Prefeita Iracema Vale por proporcionar momentos como esse de formação para nossos professores; com a clareza de que estamos fazendo a nossa parte, melhorando os índices educacionais do município a nossa história em relação a educação de Urbano Santos”, destacou. Outras autoridades foram ouvidas entre eles, o Dr. Samir Mohana, Juiz de Direito que parabenizou todos os professores presentes confirmando que o professor é uma peça fundamental para a educação; na sequência o Promotor Dr. Saulo Rezende destacou a importância que a formação tem na vida do professor, “o professor deve ser humilde e reconhecer que precisa se qualificar mais e mais”, ressaltou. O vereador, professor Paulo Costa, agradeceu e como destaque sentia-se honrado de participar de tão importante evento, e especialmente por poder contar pela primeira vez, com a presença dos representantes do Judiciário de nosso município.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Logo em seguida a Prefeita Iracema Vale falou dos avanços que Urbano Santos tem tido no decorrer desses anos de seu mandato, para começar justificou a ausência do Prefeito Miguel Mesquita em exercício, que por motivos superiores não foi possível participar da abertura. Iniciou falando que desde 2013, vem realizando formações para todos os profissionais da educação em todas as modalidades, valorizando cada profissional, lembrou o reajuste salarial do professor sempre mantido por ela, dizendo que não é um favor, mas um direito, que outros gestores não faziam, socializou aos presentes a regularização do PDDE, das escolas que estavam inadimplentes, disse das construções e ampliações de escolas para as crianças estudarem confortavelmente, lembrando que encontrou vários barracões, mas é uma realidade que está sendo transformada, enfatizou a aquisição de transporte escolar, que anos anteriores era apensas um sonho; considera importante dizer que equipou as escolas com computadores e impressoras para facilitar os trabalhos dos profissionais e melhorar o aprendizado dos alunos. E aproveitando o momento que se contava com a maior parte dos professores do município, parabenizou e agradeceu a todos pelos trabalhos que estão desenvolvendo em sala de aula, reconheceu o esforço de cada um, reconheceu o esforço e dinamismo da equipe da Secretaria de Educação, e em nome da professora Nilma agradeceu aos demais técnicos, diretores e coordenadores tanto os da sede quanto os da zona rural. Finalizou resgatando a sua participação nos projetos que são trabalhados nas escolas, e na culminância e do quanto fica feliz quando observa os resultados, vendo as nossas crianças lendo com desenvoltura.  A Prefeita Iracema Vale conclui dizendo que muito se tem feito, a equipe de governo é incansável, mas tem certeza de que ainda tem muito a fazer, e assim será durante todo seu governo, nesse mandato, respeitando os direitos, valorizando os profissionais, promovendo o acesso à cidadania.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para finalizar esse momento, deu-se início a palestra que foi proferida pela professora Kênia, com a temática: Repensando a educação sob a perspectiva curricular e a formação e valorização docente. A palestrante expôs a importância da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, assunto que está sendo trabalhado nos outros dias da formação que irá até dia 18.02 no Colégio Dr. Magno Bacelar.

 

Publicado em 17.02.2016

NOTA CONVITE

 

 


 

                          A Prefeitura Municipal de Urbano Santos através da Secretaria Municipal de Educação convida aos professores, pais de alunos, sociedade civil e demais autoridades interessadas a participarem da AULA INAUGURAL do ano letivo 2016.

                      Na ocasião, destacaremos a importância do acompanhamento dos pais na formação escolar na vida social do aluno e das parcerias e contribuições que a família deve fazer para melhorar o desempenho de seus filhos

                              Dia: 22.02.2016

                              Horário: às 19:30

                              Local: Ginásio Poliesportivo Bernardo Borges

Publicado em 16.02.2016

COMUNICADO

 


 

                 A Secretaria Municipal de Educação comunica aos pais, responsáveis e alunos adultos que disponibiliza de vagas para matrículas de novos alunos para todas as séries nos diferentes níveis de ensino. Os interessados procurem a Secretária de Educação.

                          Alerta ainda, que não deixem seus filhos fora da sala de aula, nessa chamada todos devem dizer presente.

 

Agradece a Secretaria Municipal de Educação.

Publicado em 11.02.2016

Formação Continuada de Profissionais da Educação: Uma preliminar para 2016

 


 

                                                                    

                                                                  A Prefeitura de Urbano Santos através da Secretaria Municipal de Educação promove no período de 15 a 18 de fevereiro de 2016, a Formação Continuada de Profissionais da Educação com o seguinte tema: A leitura e a escrita, eixos integradores no processo ensino aprendizagem. Subtemas: Base Comum Curricular - Enfoque nas Matrizes; Letramento nos Diferentes Componentes Curriculares; Educação Inclusiva; Interdisciplinaridade: no Trabalho com Sequência Didática e Projeto Didático. A Formação Continuada de Professores é fundamentada na necessidade que o professor tem de estar sempre atualizado e se aperfeiçoando constantemente, além de proporcionar ao docente a aquisição de conhecimentos específicos da profissão tornando-os seres mais capacitados. Da mesma forma, nessa versão conforme planejamento, a Secretaria reforçará os debates sobre a Proposta Curricular do Município, tema que já vem sendo tratado desde o início de 2015, pelos coordenadores e gestores de escolas, e nesse sentido tem como objetivo repensar a prática pedagógica com base em referenciais teóricos que ofereçam condições de rever e reelaborar conceitos, ideias e posicionamentos inseridos nesta prática, e partindo daí, redimensionar a sua ação visando à melhoria da qualidade de ensino; vale ressaltar que a gestão da Prefeita Iracema Vale considera importante que todos sejam protagonistas nesse processo, “é prioridade desse governo valorizar e qualificar bem os profissionais que atendem em nosso município”. A abertura do evento acontecerá no Centro Social Urbano Peneirão dia 15.02, credenciamento às 18 horas e abertura oficial às 19 horas, esperando que estejam presentes todos os professores e demais convidados, os outros dias de evento acontecerão no Colégio Dr. Magno Bacelar.

Publicado em 03.02.2016

 

 

Participe dessa chamada: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR + PROPOSTA MUNICIPAL CURRICULAR

Em atendimento ao exposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica e no Plano Nacional/Municipal de Educação. A prefeitura Municipal de Urbano Santos, por meio da Secretaria de Educação, no período de 04 a 15 de janeiro, promoveu uma mobilização junto a Rede Municipal de Ensino, para discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular, com foco na elaboração da Proposta Municipal Curricular. É importante ressaltar que será através deste documento, em tese, que a base educacional do nosso município norteará os princípios, referenciais e diretrizes curriculares que pontuam as ações relacionadas aos direitos de aprendizagem do educando e sistema organizacional da gestão escolar, bem como legaliza as matrizes educacionais do nosso município; realidade concretizada a partir das contribuições, leituras e reflexões de todos que participam com interesse dessa construção. Dando continuidade a essa discussão, acontecerá nessa primeira semana de fevereiro, o encontro entre equipe técnica da SEMED, gestores escolares e coordenação pedagógica das escolas e representantes dos profissionais da educação, em que serão consideradas as sugestões feitas pelos professores em seus momentos de planejamento, em discussões anteriores, aprofundada a discussão das mesmas e colocadas algumas questões importantes para construção da Proposta Curricular, como documento. Nesse sentido, destacamos a nossa expectativa acerca da construção deste documento, da socialização democrática entre as escolhas, e tudo isso possa permitir um debate significativo que contribuirá para manifestação dos anseios e perspectivas dos profissionais da educação, dos alunos, de pais e comunidade, bem como mais uma ação do PME a ser alcançada.

Publicado em 03.02.2016

Que em nossa vida, Natal seja sinônimo de amar

 

                                                                   

                                                                           

           A todas as pessoas: homens, mulheres, jovens, crianças, servidores, autoridades, professores, professoras, filhos, filhas e moradores dessa amada cidade, aos companheiros de trabalho do cotidiano, a Secretaria Municipal de Educação através de suas representantes, professoras Nilma e Vagneia traz uma mensagem de Natal na qual seja possível repensar valores e reafirmar proposições.

                Que cada um de nós ao observar as luzes do Natal, enfeitando os lares e as cidades, ao pararmos para refazer planos, consideremos alguns equívocos e incompreensões, peçamos perdão e mudemos de atitudes; lembremos das tão boas oportunidades e de mãos solidárias ou anônimos que nos ajudaram no ano em curso; espalhemos alegrias, abraços fraternos verdadeiros, cultivemos a paz; arrumemos nossos corações para que neles caibam muito mais sentimentos bons, dissipando os sentimentos negativos, plantemos harmonia e solidariedade.

             Nas palavras benditas do Papa Francisco “o melhor cartão de Natal é você quando a bondade está escrita no gesto de amor de suas mãos”, acrescento, quando sugerimos abraços e aceitamos o abraço do outro apesar das diferenças, sendo muito melhores no Natal quando reconhecemos nossas fragilidades e conseguimos nos comportar com mais humildade! Que nosso Natal seja assim: sem muitas festas, mas com a concretude de ações e reações do que seja verdadeiramente o amor. Por último, para muito mais prosperidade em 2016, pensemos nisso: o que dá muito mais sentido às nossas vidas, não é o quanto fazemos, mas a sensação de fazê-las de coração aos que mais necessitam de nós! De nossa parte, a gratidão e reconhecimento a nossa Prefeita Iracema Vale, a sensação de que cumprimos nosso dever e o desejo de que estejamos prontos para novos desafios! Um FELIZ NATAL a todos nós que preservamos a concepção de que é possível a construção de um mundo melhor e muito mais PAZ em 2016 para a humanidade. “Que nenhuma palavra endureça nossa capacidade de amar”. Jamais.

 

                             Abraços Fraternos!

Publicado em 22.12.2015

 

 

CONSELHO ESCOLAR

                                                                   

                                                                            Nesta sexta feira, dia 04 de dezembro ocorreu nas Unidades de Educação Básicas: “Emília Araújo

                                                                   Melo, Paulo Diniz da Costa Laura Araújo Costa, Professora Assunção, Jarbas Passarinho, Deus é Amor, Pontes de Aguiar e Colégio Dr. Magno Bacelar, as eleições para a composição do Conselho Escolar, das Instituições acima citadas. Diferente dos outros colegiados, que têm seus membros por indicação, o Conselho Escolar utiliza a eleição para compor a diretoria Administrativa e a Comissão Fiscal, conforme previsto no Plano Municipal de Educação e consolidado nas metas a serem atingidas pelo selo UNICEF. As eleições para o preenchimento dos cargos de conselheiros que formarão a Diretoria Executiva e Comissão Fiscal do Conselho Escolar serão realizadas a cada biênio, na própria unidade escolar, por segmento, através do voto direto, secreto e facultativo. Neste sentido as tarefas organizadas para cada segmento do Conselho Escolar, foram realizadas com êxito, obtendo resultados positivos nas eleições. Observa-se ainda que de modo objetivo os grupos de trabalho dos Conselhos possam trabalhar em parceria em prol de um bem muito maior: O desenvolvimento das atividades educacionais, o aprendizado dos alunos e a parceria mútua e recíproca entre a escola e a comunidade familiar.

Publicado em 15.12.2015

 
PROJETO MEIO AMBIENTE: Reciclar para Preservar.

A culminância do projeto aconteceu dia: 03.12.2015 com várias apresentações como: desfile de roupas recicladas, paródias, coral, dramatizações, depoimentos de alunos sobre a preservação do meio ambiente, stands com várias peças recicladas feitas pelos alunos sobre a orientação dos professores e a horta suspensa pronta. O Projeto “Reciclar para Preservar” visa a motivação de professores e alunos para trabalharem de forma coletiva na preservação ambiental. Para tanto, é necessário o envolvimento de toda comunidade escolar na busca de um ambiente sustentável. Tendo como objetivo: conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem do lixo no meio ambiente e a interferência direta ou indireta do homem nas transformações ocorridas neste meio. Destacamos os temas abordados pelo projeto em cada ano: 1º Ano – Reciclagem com material Pet; 2º Ano – Coleta Seletiva; 3º Ano–Reciclagem com material Pet; 4º Ano – Lixo Orgânico; 5º Ano – Horta suspensa de Pet. Foi uma experiência muito positiva. O Colégio Dr. Magno Bacelar juntamente com todo corpo de funcionários contribuiu para que esse momento viesse acontecer. Nossos sinceros agradecimentos aos pais e comunidade escolar pela contribuição na execução do projeto.

 

Publicado em 15.12.2015

ALUNA DE URBANO SANTOS É DESTAQUE REGIONAL E VISITA AS

INSTALAÇÕES DA EMBRAPA-DF

 


 

A estudante Mayrla Brito Sousa, tem 10 anos, cursa o 5º ano, na UEB Professora Assunção, situada a Rua da Graça, centro de Urbano Santos, atualmente com 181(cento e oitenta um) alunos matriculados, aluna foi a vencedora do concurso de redação (1º lugar) promovida pela EMBRAPA COCAIS em 2014. A iniciativa visa incentivar a criatividade e inovação dos alunos de escola pública através da escrita do tema proposto de